O ato de decorar vai muito além do que apenas embelezar o cômodo. Na realidade, essa é uma ótima maneira de materializar a sua personalidade no espaço. A sala de estar, por exemplo, é o local onde recebemos visitas, tiramos um tempo para descansar ou para descontrair depois de um dia cansativo no trabalho.
Por esse motivo, a decoração deste espaço é importante para trazer mais conforto, aconchego e funcionalidade ao seu lar. Pensando nisso, a Herman Miller preparou algumas sugestões de móveis, iluminação, cores que estão em alta e outros adereços que farão todo o sentido para esse cômodo tão especial. Prossiga para conferir:
1. Padronize o estilo dos móveis
Os móveis são os protagonistas em decorações de sala de estar. Sem eles, os espaços ficam vazios e a utilização do ambiente fica comprometida. Além disso, seguir um padrão/estilo é uma forma eficaz de proporcionar um apelo estético mais agradável e harmônico.
Se você pensa em ter um cômodo exclusivo e com uma experiência completa, os móveis assinados podem ser a escolha assertiva para o seu lar. Como o próprio nome diz, são mobiliários desenhados por grandes artistas plásticos, como Yves Béhar, George Nelson e Ray Eames.
Móveis que fazem parte desta categoria podem oferecer um desenho atemporal, melhora na ergonomia, funcionalidade com estilo e uma estética que melhora a composição do ambiente.
2. Explore a iluminação natural e artificial
A iluminação de cada cômodo precisa ser pensada de maneira única e individualizada. Na sala de estar, tanto a iluminação natural como a artificial precisam ser utilizadas para criar uma atmosfera mais tranquila e confortável, mas sem deixar de lado a elegância e o bom gosto.
As luminárias pendentes são uma ótima opção para integrar ambientes como a sala de estar. Elas podem ajudar a dar destaque a pontos específicos do cômodo, como em mesas de centro, próximas a poltronas, quadros ou retratos.
Para otimizar a iluminação natural, uma boa sugestão é apostar em portas de vidro, posicionar espelhos em locais estratégicos da casa (próximos à janela) e escolher tons claros e quentes para paredes e móveis, como o bege, laranja-claro ou rosa-queimado, por exemplo. Dessa maneira, você vai conseguir diminuir a utilização da iluminação artificial, criando um espaço mais aconchegante.
3. Invista em decorações de parede
As paredes nos dão oportunidades para decorar a sala de estar. Elas são como uma tela em branco, em que podemos expressar nossa personalidade, nosso estilo, gostos pessoais ou até mesmo para recordar momentos incríveis com pessoas que amamos.
Os pôsteres originais de Alexander Girard são um exemplo de bom gosto e elegância para locais como corredores, espaço de leitura ou em cômodos para receber visitas. Obras como Geometric E, Castle e Eyes Grande são criadas com altíssima resolução para dar riqueza visual ao seu lar.
4. Acerte nas cores do ambiente
As cores são um dos componentes mais importantes em uma decoração de sala de estar. Não à toa, elas são capazes de transformar o lugar e ainda podem transmitir sentimentos e boas vibrações.
“Toda cor traz uma energia a um ambiente, então é preciso decidir quanta energia você quer trazer àquele espaço – e onde você quer essa energia”, diz Ghislaine Viñas, decoradora nova-iorquina.
Por esse motivo, é importante calcular bem a energia dos tons da sua sala de estar. Escolha tons mais vivos em pontos específicos como uma parede, um tapete e um móvel, por exemplo.
5. Escolha a função do cômodo
Outro ponto importante de como decorar a sala de estar é escolher a função que o cômodo vai ter. Você pode usar um home office na sala (para quem não tem muito espaço disponível), usar o espaço como uma biblioteca ou até mesmo para assistir à TV com a família, por exemplo.
Tendo isso em mente, será muito fácil decorar o cômodo de maneira que ele transmita o sentimento de foco, descanso ou aconchego, assim como os artigos decorativos que você poderá usar para ambientar o espaço.
6. Aposte em materiais como madeira e metal
Outro ponto muito interessante de como decorar sala de estar é estar atento aos materiais que estão em tendência. Existem dois que sempre são bem vindos neste cômodo: a madeira e o metal.
A madeira pode ser aplicada principalmente em pisos, revestimentos e também em móveis. Esse é um material coringa que pode ser usado em vários estilos de decoração. Sua utilização é conhecida por trazer conforto e acolhimento em locais onde é colocada.
O metal, por outro lado, pode ser incrementado para trazer aspectos mais modernos e industriais às salas de estar. Ele pode ser implementado em base de móveis, trilhos de iluminação, luminárias e outros objetos de decoração.
7. Use plantas na decoração
As plantas são itens indispensáveis na decoração da sala de estar. Elas ajudam a tornar o cômodo mais vivo, tranquilo e aconchegante. Existe uma ampla gama de espécies que podem ser adotadas no ambiente, desde as pendentes, que podem ser colocadas sob prateleiras, até as mais comuns de vaso, que podem ser colocadas próximas ao rack ou ao sofá.
Um ponto importante é ter em mente algumas espécies que se adaptam à sua rotina, de maneira que você consiga oferecer os devidos cuidados necessários. Se você geralmente não tem muito tempo disponível, plantas como Cacto, Palmeira ráfia, Árvore-da-felicidade, Pata de Elefante e Ciclanto podem ser ótimas opções.
Leia também: Como decorar área externa — 5 sugestões da Herman Miller.
Seguindo as 7 dicas de como decorar a sala de estar, você terá um ambiente muito mais harmônico e confortável. Para finalizar, precisamos reforçar que: a decoração de um ambiente precisa ser feita de acordo com as suas necessidades e preferências próprias, por isso adapte as sugestões para se encaixar nas suas preferências.
Continue navegando na Herman Miller e conheça dicas de iluminação para cada cômodo.
Até a próxima!