A arquiteta Fernanda Marques defende que:
“Casa é sinônimo de conforto e de aconchego”.
Essa tese vale não só para a parte interna de um lar, mas também para a área externa. Afinal, além de ser um ambiente de convivência adequado para receber amigos e convidados, o espaço oferece um respiro e foge das paredes de concreto com que estamos acostumados.
Claro que, para isso, é preciso montar uma decoração acolhedora no espaço: plantas, churrasqueiras, redes de tecido e móveis próprios para área externa são apenas alguns dos elementos que podem auxiliar nessa tarefa.
Para te ajudar, o blog da Herman Miller separou 5 dicas e sugestões para deixar o seu espaço externo mais agradável. Continue a leitura e acompanhe:
1. Invista em móveis próprios para ambientes externos
Os móveis para área aberta precisam ser fabricados com materiais resistentes aos fatores externos, como a chuva, o sol e, até mesmo, a poeira (principalmente se o seu espaço for em uma casa e não em um apartamento). Afinal, por estarem em um local amplo e aberto, eles ficam suscetíveis a situações que podem danificá-los com o tempo.
Nesse caso, uma boa solução é investir nos móveis outdoor disponíveis no catálogo da Herman Miller. São cadeiras e bancos fabricados em base de aço e polipropileno: materiais que resistem ao ambiente externo. Eles unem conforto, ergonomia, qualidade e durabilidade em um conjunto elegante que acrescenta beleza em qualquer jardim ou varanda.
Enfim, com os artigos adequados, é possível criar ambientes aconchegantes e receptivos para passar um tempo livre após o trabalho ou para receber visitas durante os finais de semana.
2. Separe um espaço para repouso
A área externa por si só já é um espaço para descanso. Entretanto, nela, é possível criar ambientes para diferentes tipos de lazer, como:
- Um jardim para se conectar com a natureza;
- Uma área gourmet com churrasqueira para o happy hour e finais de semana;
- Uma piscina para os dias mais quentes;
- Uma rede para descansar, ler um livro ou fazer outras atividades relaxantes.
Essa lista pode variar conforme o tamanho do espaço que você tem disponível em sua casa ou apartamento. O ideal é que crie pequenos ambientes que tragam tranquilidade durante o dia. Se você gosta de praticar esportes, por exemplo, também é válido acrescentar um canto para que possa fazer as suas atividades ao ar livre.
Aliás, ter esses ambientes fora do escritório é uma boa maneira de praticar o autocuidado no home office, pois eles proporcionam um momento de descanso e são ideais para se reconectar consigo mesmo novamente.
3. Crie um jardim vertical
Essa é uma dica preciosa para deixar a área externa mais elegante, principalmente, se o local for pequeno. O jardim vertical é uma forma de aproveitar o espaço da parede para trazer um toque de cor e de natureza para o ambiente.
Existem duas alternativas para aderir a essa dica: a primeira é optar por plantas naturais, como as samambaias e outras folhagens que se adaptam fácil; a segunda é apostar em versões artificiais que são mais simples de cuidar e não exigem tanta atenção quanto as de verdade.
Para fazer essa escolha, lembre-se de considerar a sua rotina de trabalho, o seu dia a dia e o tempo que terá disponível para cuidar do jardim.
4. Planeje uma boa iluminação
A iluminação é um dos fatores mais importantes para analisar na hora de planejar qualquer espaço. No caso de ambientes abertos, existe uma grande vantagem que deve ser aproveitada: a luz natural. Ela deve ser o ponto principal da sua iluminação e não pode ser desperdiçada de jeito nenhum.
Sendo assim, é fundamental planejar a disposição dos seus móveis e outros elementos que possam fazer sombras no espaço. Ainda, é válido inserir alguns outros pontos de iluminação, com luminárias e arandelas para o jardim. Em suma, esses artigos serão essenciais durante a noite, iluminando o espaço quando não houver a luz do sol.
5. Dê vida para a decoração
As cores na decoração são ótimas alternativas para dar vida a um ambiente. Não à toa, elas são muito bem-vindas em espaços abertos e de lazer. Para incluí-las na sua área externa, você pode apostar em quadros, almofadas, redes e outros elementos coloridos.
Aqui, o único ponto de atenção é a quantidade de informações que você trará para o espaço. Lembre-se de optar por artigos que conversem entre si e deixem a decoração equilibrada.
Sugestão da Herman Miller: os painéis de Alexander Girard podem ser uma excelente saída para essa tarefa.
Pronto. Com essas sugestões, você está apto(a) para desenvolver a decoração da sua área externa. Continue acompanhando o nosso blog e receba outros conteúdos de inspirações como este. Aproveite e conheça tudo sobre a Casa Eames: uma obra ícone da arquitetura moderna e que pode servir como referência para o seu ambiente.