Conheça a história por trás de Alexander Girard

Em 1952, Alexander Girard tornou-se diretor de design na divisão têxtil da Herman Miller.

Na época, o designer apresentou uma inovação para o mercado: o que, até então, era feito de maneira monótona e utilitária, passou a entregar tecidos com cores brilhantes e puras para a decoração. Com anos de experiência, Girard influencia a arquitetura e o modernismo até os dias atuais.

Neste post, o blog Herman Miller apresenta a história por trás desse designer renomado, que acompanhou (e ainda acompanha) a nossa marca. Continue a sua leitura e saiba mais!

foto em preto e branco de alexander girard

Afinal, quem foi Alexander Girard?

Alexander Girard foi o diretor têxtil da Herman Miller em 1952. Durante a sua jornada com a marca, ele alterou o percurso na fabricação de tecidos lisos e sem feitio, para a criação de versões que trouxessem as cores para a decoração.

quadro com foto de alexander girard em uma exposição

Desde o início da sua carreira, durante a década de 20, sua principal missão foi trazer um novo olhar para arquitetura e design.

conjunto de obras de alexander girard

“ Infinitas são as expressões de beleza e amor do homem; abra seus olhos, seus ouvidos e seu coração para eles e você unirá os povos do mundo”.

Com essa frase, é notável a sensibilidade que Girard colocava sob as suas artes. Para ele, o design representava muito mais do que um móvel, mas sim o amor, o coração e o afeto.

Durante o seu período com a Herman Miller, que se estendeu por mais de 20 anos, até 1973, o arquiteto injetou alegria e espontaneidade por meio dos seus projetos. Além disso, criou cerca de 300 designs têxteis, encontrados em papéis de parede, gravuras, móveis e objetos.

Dentre os seus principais trabalhos com a nossa marca, podemos destacar o sistema Action Office: o primeiro sistema para escritórios abertos do mundo, o qual ele projetou as cores dispostas no design.

pessoas no escritório analisam artigos têxteis. Imagem de cerca dos anos 1960

Conheça os detalhes da Cadeira Mirra com a Herman Miller!

Como iniciou a carreira de Girard?

Nascido em Nova York e criado em Florença, na Itália, a carreira de Girard iniciou-se na Europa, local onde o profissional se formou como arquiteto.

Um dos projetos mais conceituados de Alexander Girard, foi apresentado em uma curadoria feita para a exposição do Instituto de Artes de Detroit, em 1949. Denominada de “Para a vida moderna”, a organização celebrou o modernismo pós-guerra.

Nessa mesma época, durante a década de 40, o designer iniciou uma amizade duradoura com Charles Eames, esposo e parceiro de Ray Eames. O primeiro contato entre os dois ocorreu após ambos notarem que tinham, coincidentemente, projetado armários de rádios semelhantes.

Logo, Girard passou a receber certa influência do seu amigo designer, aumentando ainda mais os seus traços modernos e inovadores.

poster de exposição de alexander alexander girard para herman miller em 1972

Outro marco na carreira e reputação de Girard ocorreu em 1959, após o arquiteto projetar um design de interiores para o restaurante La Fonda del Sol, em Nova York. Cada detalhe, presente nas paredes, nas mesas e nos talheres, impressionou o público do local.

Prêmios importantes recebidos pelo designer

Toda a sua jornada profissional, tanto ao lado da Herman Miller quanto sozinho, trouxe diversos prêmios para Alexander Girard. Podemos destacar a medalha AIGA (Instituto Americano de Artes Gráficas) recebida recentemente, em abril de 2019.

alexander girar posa em frente a um de seus tecidos

O reconhecimento é resultado de parcerias importantíssimas para Herman Miller, onde Alexander Girard se juntou com grandes designers, como Charles e Ray Eames, George Nelson e Tomoko Miho, para criar móveis e artigos de decorações com formatos e estampas únicas.

Além da medalha AIGA, Girard coleciona outros prêmios e reconhecimentos em seu portfólio, como:

  • Concurso Fabric, Museu de Arte Moderna, Nova York, 1946
  • Medalha de Ouro, Exposição de Barcelona, 1929
  • Medalha de Prata, Liga Arquitetônica de Nova York, 1962
  • Prêmio Elise de Wolfe Award, Instituto Americano de Designers de Interiores, 1966
  • Prêmio Governor’s Award, Contribuição Notável no Campo das Artes no Novo México, 1981.

Obras assinadas por Alexander Girard do catálogo da Herman Miller

Como diretor têxtil da Herman Miller, Alexander Girard apresentou uma coletânea de móveis com cores e estampas escolhidas a dedo. Dentre os seus principais produtos, podemos destacar:

quadro de alexander girard disposto em uma parede

Esta conteúdo pode te interessar: Como escolher a iluminação de um ambiente? Inspirações e produtos

Otomana Girard Color

Com tons alegres e coloridos, a otomana Girard Color é uma verdadeira arte para acrescentar à decoração. Graças a sua estampa geométrica e cheia de cores, fica perceptível a essência do design no móvel. Não à toa, a otomana funciona não só como um apoio para os pés, mas também uma mesa de centro ou um assento extra para o ambiente.

móveis elaborados para Alexander Girar para Herman Miller

Painéis Girard Environmental Enrichment

Os Painéis Girard Environmental Enrichment, utilizados como objetos decorativos em ambientes sofisticados, foram lançados em 1972, especialmente para acrescentar um toque a mais no “funcionalismo estético”.

alexander girard trabalhando em seu atelie

Esses painéis, consistem em imagens elaboradas por Girard, que variam entre padrões abstratos e pictogramas figurativos. Com características modernistas, eles trazem um toque alegre e criativo para salas, quartos e halls de entrada.

O arquiteto Alexander Girard é apenas um dos diversos profissionais parceiros da Herman Miller. Ao longo de toda a nossa história, colecionamos trabalhos em conjunto com designers renomados, que revolucionaram o universo da decoração.

Dentre eles, vale destacar outro nome importante para o modernismo: Irving Harper, conhecido por entregar móveis, relógios e outros artigos decorativos. Continue em nosso blog e aprofunde os seus conhecimentos a respeito do artista!

5/5 - (4 votos)
Herman Miller

Autor: Herman Miller

A Herman Miller é uma empresa de mais de 100 anos que atribui grande importância ao design, meio ambiente, serviços à comunidade, e à saúde e ao bem-estar de seus clientes e funcionários. Formas inovadoras de melhorar o desempenho das organizações de nossos clientes se tornaram a nossa marca registrada, a coisa mais importante que você quer saber sobre nós é que fazemos mobiliário de design e funcional, projetados para tornar sua experiência em casa, no trabalho e pelo mundo mais rica e significativa.

Deixe um comentário