Como escolher a iluminação de um ambiente? Inspirações e produtos

“Um projeto de arquitetura com um bom estudo de iluminação é a certeza da satisfação para um cliente”. Essa foi uma fala pertinente realizada pelo arquiteto Alexandre Skaff, em uma entrevista para a revista Casa e Jardim.

Para o profissional, a iluminação possui um papel significativo em um projeto de decoração. Ela transmite sensações, sentimentos e estímulos que, sem a sua ajuda, não conseguiriam ser passados tão bem.

Quer descobrir como escolher a iluminação adequada para o seu ambiente? A Herman Miller preparou dicas para diferentes ambientes. Continue sua leitura e entenda qual o tipo de luminária ideal para o escritório e a sala de jantar!

Nuances da iluminação na decoração

Embora sejam dois conceitos diferentes, um projeto de iluminação está ligado diretamente com a decoração de um ambiente. Por esse motivo, eles devem ser planejados em conjunto. Afinal, com as luzes e luminárias você pode modificar a proposta e o estilo da sua sala de jantar, cozinha, quarto ou home office.

sala de jantar com luminária pendente herman miller

 

Para trabalhar a iluminação na decoração, é interessante explorar diferentes pontos de luz em um ambiente. Eles são responsáveis por equilibrar a temperatura e tamanho da lâmpada com a proporção do seu espaço.

A Casa Vogue publicou um conteúdo que aborda justamente a iluminação de ambientes. Como compartilhado pela revista, existem três pontos de luz que podem ser trabalhados na decoração:

  • Ponto difuso: nesse caso, a luz não incide em um único lugar e possui diversos pontos espalhados por um mesmo ambiente;
  • Ponto indireto: a luz é mais fechada e, normalmente, se incorpora na decoração, como os abajures;
  • Ponto dirigido: é utilizado para trazer destaque a um objeto em específico e possui uma direção única. Como os leds utilizados para iluminar uma parede atrás de uma cadeira gamer.

Em um cômodo, a presença de um não invalida o outro. Pelo contrário, o interessante é explorar essas três opções de iluminação, fazendo com que o conjunto final fique coerente e harmônico.

Luminárias esféricas sobre um fundo escuro

 

Como deve ser a iluminação de um escritório

O escritório é o ambiente em que você passa boa parte do seu dia. Pensando nisso, é necessário se preocupar em construir uma iluminação equilibrada, onde as luzes não pesem a sua vista.

O primeiro passo para isso é aproveitar a iluminação natural da janela. Ela deixará o seu ambiente com uma sensação de amplitude e, ainda, irá fornecer parte da luminosidade necessária durante o dia. Além disso, é necessário investir em alguns itens de iluminação, como os abajures e as luminárias.

Em geral, a iluminação precisa ser pensada para se adaptar conforme o passar do dia. Vale considerar que a intensidade da luz natural não pode ser ajustada e precisa de artigos eletrônicos que façam isso conforme o por do sol.

Aqui, vale aderir aos pontos de luzes dirigidos, com a ajuda das luminárias, que podem direcionar a luz exatamente para a direção que você precisa.

Para complementar o seu escritório, conheça as melhores cadeiras do catálogo Herman Miller, desenvolvidas para acompanharem a sua jornada de trabalho!

 

home office com iluminação natural e luminária para luz focal

Como deve ser a iluminação da sala de estar?

A iluminação da sala de estar precisa ser algo mais moderno, intimista e aconchegante. Isso porque ao contrário do escritório, esse ambiente é um espaço para desfrutar um momento de descanso com a família e recepcionar convidados queridos. Por esse motivo, precisa se tornar agradável.

Sala de estar com iluminação difusa

 

Neste espaço é interessante brincar com os três pontos de luzes que citamos acima: difuso, dirigido e indireto, para criar um ambiente sofisticado.

Uma boa alternativa é utilizar a ajuda de diferentes recursos, como, por exemplo, os spots, os abajures e as luminárias para incorporar a sua decoração. Além disso, a mistura entre luzes quentes e frias podem criar uma proposta interessante para este cômodo.

Poltrona Eames e Otomana em frente a uma janela

 

Artigos de iluminação da Herman Miller para aderir na decoração

A Herman Miller entende perfeitamente a influência que uma luminária/pendente possui sob a estética de um ambiente. Por isso, preza em oferecer artigos com o mesmo padrão, qualidade e sofisticação dos móveis assinados.

Conheça os artigos da Herman Miller!

Luminária Flute

luminárias flute herman miller

 

A luminária Frute foi desenvolvida para ser uma alternativa de iluminação flexível, versátil e econômica. Para isso, seu design conta com uma estrutura leve (varia entre 900g e 700g) que pode ser transportada para diferentes ambientes.

Além disso, a Flute possui um dissipador de calor integrado, responsável por impedir o aquecimento térmico do modelo. Assim, a luminária não esquenta enquanto está com a luz acesa.

Para definir o modelo, podemos considerar a seguinte afirmação:

“Muita luz, menos energia”

Essa foi a proposta de Tom Newhouse, profissional responsável pela elaboração do designer. Para garantir que a sua criação entregue o prometido, Newhouse desenvolveu uma lâmpada com até 24 anos de vida útil que libera uma emissão de carbono mínima para a Terra.

Além de sua preocupação com o meio ambiente, a luminária Flute possui um design minimalista e compacto, ideal para aderir ao seu escritório ou home office.

escritório decorado com luminária flute

Luminária PC Portable

Pierre Charpin, eleito como o designer do ano, em 2017, pela Maison & Objet, faz parte da equipe Herman Miller e é o responsável pelas condecoradas luminárias PC Portable.

luminárias PC portable na praia

 

Essa criação de Charpin é um dos artigos mais inovadores no mercado atual. Isso porque, seu design foi desenvolvido para ser uma alternativa portátil, que pode ser carregada para qualquer lugar. Movida a bateria, a PC Portable proporciona liberdade e flexibilidade para a sua organização.

Não à toa, essa é uma excelente escolha para aderir em sua decoração. Afinal, ela consegue transitar em todos os cômodos de sua casa, seja no quarto, no escritório ou na sala.

luminárias pc portable sobre uma mesa de jardim

 

Luminárias e pendentes Bubble

A linha Bubble é composta por luminárias e pendentes suspensos e foi desenvolvida para compor a iluminação das mesas. Com os designs de George Nelson, elaborados em 1952, os artigos da coleção foram desenvolvidos para entregarem uma luz suave, calma e aconchegante.

cozinha com luminária bubble e cadeiras eames

 

Os modelos podem ser encontrados em versões para pendurar no teto, em cima da mesa, ou, até mesmo, para serem colocadas diretamente na superfície.

Elegantes, sofisticadas e minimalistas, todas as luminárias Bubble foram inspiradas em luminárias suspensas que Nelson conheceu na Suécia. Interessante, não acha?

living com cadeira e luminária herman miller

 

Elaborados há mais de meio século, as luminárias e os pendentes Bubble se mantêm como uma das alternativas mais sofisticadas para aderir em uma sala de jantar. Isso, graças ao seu design atemporal com silhuetas esféricas na cor branca.

banheiro com luminaria bubble

 

Agora que você compreende o poder da iluminação em sua decoração, e sabe como usá-la nos cômodos de sua casa, está na hora de aprofundar-se em outros assuntos sobre decoração. Continue acompanhando o blog da Herman Miller e conheça as principais cores desta temporada!

Banner para levar os usuários para a loja online.

Avalie este post
Herman Miller

Autor: Herman Miller

A Herman Miller é uma empresa de mais de 100 anos que atribui grande importância ao design, meio ambiente, serviços à comunidade, e à saúde e ao bem-estar de seus clientes e funcionários. Formas inovadoras de melhorar o desempenho das organizações de nossos clientes se tornaram a nossa marca registrada, a coisa mais importante que você quer saber sobre nós é que fazemos mobiliário de design e funcional, projetados para tornar sua experiência em casa, no trabalho e pelo mundo mais rica e significativa.

Deixe um comentário