George Nelson, um dos nossos parceiros, defendia que a decoração tem tudo a ver com pessoas. Algumas pessoas se questionam sobre o que isso significa. A nossa equipe entende que a decoração deve transmitir sentimentos e acompanhar as diferentes fases pelas quais passamos. Durante o frio, por exemplo, ela deve ser aconchegante e abraçar todos com um ambiente acolhedor.
Foi pensando nisso, e na chegada de uma nova estação, que preparamos este conteúdo. Separamos 5 sugestões para aderir em sua decoração de inverno e dar um toque pessoal para os espaços que deseja embelezar. Acompanhe:
1. Opte por móveis com cores quentes
Um estudioso alemão, chamado Wilhelm Wundt (1832–1920), estudou as cores e as dividiu em duas categorias: quentes e frias. Considerando as suas pesquisas, os tons quentes são aqueles que transmitem uma sensação de calor e descontração. Por conta disso, eles se encaixam muito bem em ambientes de socialização e combinam com os dias mais gelados.
Durante o inverno, precisamos de elementos que nos façam sentir mais quentes e confortáveis. Optar por móveis em tons de marrom, vinho, vermelho, cobre e outras variações pode trazer o aconchego que o seu espaço precisa.
A Poltrona Charles Eames é uma obra de arte do design da década de 50. Hoje ela vem com acabamentos exclusivos da Herman Miller, como a versão Checker, com tecido xadrez da Maharam, além das versões clássicas com couro legitimo.
Sua versão mais clássica, fabricada em couro legítimo e madeira plywood, combina o preto e o marrom e leva acabamentos realizados manualmente. E claro, o resultado não poderia ser diferente, a não ser um móvel assinado que completa qualquer projeto.
Além desta opção, é possível levar as cores mais quentes de outras maneiras para os seus ambientes. Elas podem estar presentes na iluminação, em objetos decorativos e em outros componentes de destaque. O importante é colocar afeto na decoração e deixar o seu lar de uma forma que acolha a sua família e a você mesmo.
2. Use almofadas e mantas para complementar o ambiente
Nos dias mais frios, sentir-se confortável e aconchegante é uma prioridade. É claro que essa prioridade pode ser atingida ao mesmo tempo que você cria um espaço de inverno sofisticado. Nesse caso, as almofadas e mantas podem ajudar a trazer esse sentimento para a sala de estar e quarto, por exemplo, desde que combinem com as cores dos móveis e os tons da parede.
Se você procura inovar o ambiente com as técnicas usadas por profissionais renomados, uma dica preciosa é aderir às cores do ano para decorar o seu ambiente. As almofadas e mantas podem ser usadas para dar mais cor e vida aos cômodos, por isso invista no equilíbrio entre tons mais vibrantes e neutros, a fim de criar um espaço harmônico e, consequentemente, mais agradável.
Alexander Girard, conhecido designer têxtil, projetou uma coleção de mantas e cobertores com mais de 300 tecidos em diferentes combinações de cores. Os designs são elaborados a partir de uma mistura de 82% de lã virgem de alta qualidade, naturalmente respirável, resistente a rugas e 18% de algodão.
3. Opte por tapetes confortáveis para aquecer a casa
Os tapetes desempenham um papel importante na criação de um ambiente acolhedor durante os meses do inverno. Afinal, esse elemento decorativo pode proporcionar uma camada extra sobre superfícies frias, oferecendo proteção contra o frio e um espaço convidativo para receber visitas.
As peças únicas da marca Maharam são um belo exemplo de que bom gosto e elegância podem fazer parte de decorações de inverno. A marca oferece tapetes assinados por profissionais como Girard e Eames, personalidades emblemáticas e reconhecidas no mundo do design de interiores.
Você pode posicioná-los em diferentes cômodos da casa, seja no quarto, na sala de estar, na cozinha e no banheiro. É importante optar por modelos sóbrios, que não pesem a decoração e proporcionem uma estética equilibrada. A escolha deve respeitar o restante da sua decoração e complementar o seu espaço.
4. Crie uma iluminação aconchegante
Assim como nas demais estações, a iluminação para cada cômodo precisa ser pensada de maneira única no inverno, seja com fontes naturais ou artificiais.
As luzes amareladas são as mais indicadas para a sala de estar, jantar e quarto. Não à toa, alguns profissionais recomendam o uso de arandelas, spots de luz e abajures para criar um ambiente acolhedor e confortável. Por outro lado, as luzes brancas são indicadas para ambientes de concentração e de trabalho, como cozinha, banheiro, escritório e home office.
O nosso conselho é criar iluminações mais aconchegantes em ambientes de socialização e manter os espaços de trabalho com a iluminação padrão. Inclusive, se a sua casa tiver janelas e espaços abertos, dá para aproveitar a luz natural. Além de proporcionar uma ótima claridade para o dia, ela também pode ajudar a esquentar o ambiente enquanto bate o sol.
5. Crie espaços elegantes com móveis assinados
Os móveis assinados são aqueles assinados por designers conceituados. Eles são desenhados com base em muito estudo e pesquisa, para proporcionarem o conforto e a beleza necessária para um ambiente. Devido ao cuidado durante o processo de fabricação e desenvolvimento, eles se tornam protagonistas em quaisquer lugares que são colocados.
Para aderi-los em sua decoração de inverno, a nossa recomendação é criar um espaço onde a escolha do móvel seja o destaque. Você pode montar um espaço de leitura, um ambiente para receber visitas ou, até mesmo, um escritório de home office. O importante é que toda a composição do seu ambiente converse com a história do elemento escolhido e faça sentido com o estilo da sua casa.
Adapte as dicas de acordo com o seu estilo e preferência. Precisamos reforçar que toda decoração é feita com muito carinho, amor e dedicação.
Continue seguindo nossas inspirações maravilhosas e confira o nosso conteúdo de como montar um home office em casa. Navegue pelo nosso blog e encontre dicas de decoração, organização e planejamento para trabalhar com conforto e harmonia!