Conheça as cores de 2024 e descubra como usá-las na decoração

“As cores desta temporada enfatizam nosso desejo por uma autoexpressão profunda e significativa”

cadeiras coloridas da herman miller

Essa fala fornecida pela Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Instituto de Cores Pantone, define perfeitamente as tonalidades que estarão em alta no próximo ano. A profissional ainda explica que essas apostas remetem aos tempos mais simples, mas, ao mesmo tempo, transmitem um estilo moderno e característico da sociedade contemporânea.

Enfim, após muitas pesquisas embasadas em referenciais sociais, eventos influentes no ramo do design e na criação de novas marcas, tanto a Pantone quanto WGSN e Coloro, apontam um compilado de cores que se destacaram neste verão. Dentre elas, estão:

1. Apricot Crush

A WGSN previu a Apricot Crush como uma das cores-chave para 2024. Segundo a organização, essa escolha foi feita considerando alguns dos aspectos que as pessoas mais esperam para o ano que está chegando:

espaço decorado com cadeiras herman miller na cor Apricot Crush

“Ele é um tom que se alinha com o foco em estilos de vida equilibrados que nutrem o corpo e a mente.”

O tom é vibrante e, ao mesmo tempo, equilibrado, estimulante e intenso. Tudo isso enquanto remete a saúde e aos elementos naturais de frutas como os damascos e as laranjas. Essas características tornam o Apricot Crush uma cor esperançosa e cheia de positividade — ideal para adicionar em espaços com decoração afetiva e aconchegante.

sofá herman miller na cor do ano Apricot Crush

2. Peach Fuzz

Um abraço envolvente. É assim que a Pantone define a cor do ano. Além disso, Leatrice Eiseman, diretora executiva da instituição, explica que:

cadeira na cor Peach Fuzz

Buscando um tom que refletisse nosso desejo inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante que expressa calorosamente a elegância e a modernidade. Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal.

Com as nossas palavras, o tom pode ser definido como um laranja claro que lembra um campo aberto durante o por do sol. Ele é leve, equilibrado e proporciona diferentes sentimentos para quem o vê, bem como compartilha uma sensação calma e de equilíbrio.

porta objetos na cor Peach Fuzz

3. Intense Rust

O Intense Rust é mais uma previsão da WGSN. A cor pode ser definida como um tom de marrom atemporal, quente e sofisticado. Não à toa, ela é uma excelente saída para incorporar em escritórios em casa e outros ambientes com uma estética rústica, porque apresenta um toque terroso, típico desse estilo de decoração.

cadeira de jardim Intense Rust

4. Midnight Plum

O Midnight Plum vem para 2024 com a missão de nos conectar as origens do universo espacial. O tom foi inspirado nas imagens do Telescópio James Webb da NASA e transmite uma sensação de mistério, com sentimentos góticos e subterrâneos. Ele celebra a escuridão de maneira simbólica, com muita elegância e requinte.

sofá herman miller na cor Midnight Plum

Ao lado de móveis assinados e elementos sofisticados, a cor proporciona uma impressão de escapismo, oferecendo uma fuga da realidade.

poltrona Midnight Plum

5. Sustained Grey

“Apenas o suficiente”.

quarto decorado com a cor Sustained Grey

Essas foram as duas palavras que a WGSN escolheu para definir a Sustained Grey como uma das cores do ano de 2024. Para acrescentar um pouco mais, precisamos dizer que o tom é perene, discreto, atemporal e, ainda por cima, prova como as cores neutras são fundamentais para incorporarem a decoração.

6. Cool Matcha

Para finalizar, apresentamos uma cor com tom pastel, que compartilha propriedades relaxantes e passa uma sensação calmante para qualquer espaço em que é usada. A Cool Matcha é um tom que destaca a importância dos elementos presentes na natureza, principalmente, as cores e os pigmentos que são retirados das plantas.

caneca Cool Matcha

A WGSN compartilhou que:

“À medida que os consumidores continuam a lidar com sentimentos de ansiedade e estresse, procuramos cores para ajudar a acalmar a mente e trazer uma sensação de descanso e reflexão.”

banheiro com duas toalhas na cor Cool Matcha

A cor não só estimula o consumo consciente, mas também instiga o autoconhecimento e a conexão entre o nosso corpo e mente.

O que as cores de 2024 representam?

Como esclarecido pela equipe da WGSN em conjunto com a Coloro, as cores de 2024 alinham às necessidades dos consumidores com bem-estar, criatividade, sustentabilidade e tecnologia. As organizações argumentam que:

“Nossas cores-chave para 2024 refletem a necessidade de estabilidade, escapismo e restauração.”

Os tons foram escolhidos para proporcionar equilíbrio e segurança em primeiro plano, por esse motivo, levam detalhes marcantes e que enriquecem qualquer decoração.

quarto colorido com cama de casal

Como as cores de 2024 estão relacionadas aos móveis atuais?

O mundo do design de interiores precisa de móveis que conversem com as tendências que estão em alta. Nesse caso, as cores são pontos fundamentais para a decoração. Elas não precisam — necessariamente — estar presentes em um móvel todo, porém, são sempre bem-vindas em detalhes e acabamentos que fazem a diferença na decoração.

Como usar as cores de 2024 na decoração?

Para incluir as cores de 2024 em sua decoração é preciso que você tome cuidado. Embora elas estejam em alta, se usadas em excesso, podem prejudicar a harmonia de seu ambiente. Por isso, antes de aderir uma nova paleta para sua casa, siga três passos que farão diferença.

Pense no conceito do projeto

O conceito de um projeto é a premissa básica para escolher quais cores aderir em uma decoração. Então, antes de tudo, avalie qual estética você quer passar por meio de seus móveis. Após isso, avalie as cores citadas acima e veja qual se enquadra com o ambiente.

Distribua as cores de maneira equilibrada

Além do que já falamos, opte por contrastar as cores com tonalidades neutras, como o preto, branco e creme. Esse equilíbrio entre tons vibrantes e neutros resulta em um ambiente harmônico e agradável.

Aqui, destacamos que: nem sempre a presença de cores precisa ser predominante para estar destacada.

Pense na arquitetura e design dos móveis

Por último, é crucial que você avalie o design dos móveis. Para uma decoração moderna e bem elaborada, é preciso que esse conceito se combine com a escolha das cores.


Agora que você conhece as cores que estarão em alta neste ano, chegou o momento de aguçar seus conhecimentos em relação ao design de interiores.

Aqui no blog da Herman Miller, você encontra conteúdos valiosos sobre este assunto. Nosso post sobre o renomado designer Irving Harper pode ser uma excelente leitura para você se aprofundar no assunto. Confira!

5/5 - (1 votos)
Herman Miller

Autor: Herman Miller

A Herman Miller é uma empresa de mais de 100 anos que atribui grande importância ao design, meio ambiente, serviços à comunidade, e à saúde e ao bem-estar de seus clientes e funcionários.Formas inovadoras de melhorar o desempenho das organizações de nossos clientes se tornaram a nossa marca registrada, a coisa mais importante que você quer saber sobre nós é que fazemos mobiliário de design e funcional, projetados para tornar sua experiência em casa, no trabalho e pelo mundo mais rica e significativa.

Deixe um comentário