Tem pouco espaço em casa e precisa otimizar o living para encaixar uma área de trabalho? Selecionamos quatro boas inspirações do Archtrends para o seu home office na sala
Home office na sala é solução para quem não tem escritório em casa (Projeto: Samuel Assunção Saze)
Conteúdo por Archtrends
Para quem tem pouco espaço em casa, o home office na sala é uma solução a ser considerada. Apesar de ser um ambiente de convívio social e relaxamento, pode servir para o trabalho durante o dia.
Uma das principais dicas é investir em mobiliário confortável e de qualidade. Afinal, isso vai ajudar a ter um dia produtivo, além de manter o bem-estar. Cadeiras e mesas ajustáveis são ideais nesses casos – nada de aproveitar a sala de jantar, isso deve ser uma situação de exceção.
Ter um ambiente iluminado e organizado também é crucial para quem precisa manter a concentração durante o home office.
Para te ajudar a elaborar o espaço ideal, selecionamos algumas inspirações de home office na sala, que você confere na sequência.
Leia também:
- Quarto home office: saiba como montar e inspire-se com alguns projetos
- Cloffice e mais 5 ideias para um home office criativo
1. Home office na sala oculto por marcenaria
Marcenaria é recurso interessantes para ocultar o home office quando ele não está sendo utilizado (Projeto: Amanda Miranda)
Mesmo em ambientes integrados, há algumas maneiras de delimitar os espaços. Elementos vazados, como cobogós e painéis muxarabis, podem ser utilizados.
Contar com o suporte da marcenaria é estratégico, principalmente, para momentos em que o home office não seja destaque. Dessa forma, há uma flexibilidade do que deixar exposto na sala.
Uma das formas mais práticas – e usada no projeto acima – é o uso de marcenaria para camuflar os ambientes. Nesse caso, o lado com escrivaninha pode ser oculto com o deslocamento da porta vazada, dando lugar à exposição da estante com objetos decorativos.
2. Home office na sala de jantar
Uma decoração que combine com toda a sala ajuda a manter o foco durante o trabalho (Projeto: IK Studio)
Quando o home office não faz parte da rotina diária, é possível adaptar a sala de jantar. Nessa caso, vale investir em cadeiras mais confortáveis e numa mesa com altura ideal para ambas as funções.
A seleção cuidadosa do mobiliário é fundamental na harmonia visual do espaço. Optar por estratégias como manter a mesma paleta de cores ou a escolha de materiais que se complementam é ótimo para garantir que os elementos do escritório em casa não destoem do sofá, tapete e outros itens decorativos presentes na sala.
Muito mais que uma coesão estética ao ambiente, o ideal é criar uma sensação de unidade, onde o home office se integra naturalmente ao restante da decoração.
Ao alinhar o estilo e as tonalidades dos móveis de trabalho com os demais elementos do ambiente, alcançamos uma estética equilibrada e funcional, transformando a sala em um local propício para a produtividade, sem prejudicar o conforto e a beleza do ambiente residencial.
3. Home office na varanda da sala
Luz natural ajuda na concentração e na produtividade (Projeto: Ark.de Arquitetura e Design)
Em mais uma sala integrada, lazer, refeições e trabalho se juntam no mesmo espaço, que ficou mais amplo com a integração da varanda, fechada por vidro. É ali que foi posicionado o home office.
A harmonia multiuso se dá graças a alguns elementos-chave. O uso do mesmo porcelanato amadeirado no piso, por exemplo, ajuda a unificar os ambientes. A madeira, inclusive, aparece em outros detalhes, como no painel da televisão. Móveis brancos também conversam entre si, mesmo com funcionalidades diferentes.
O espaço ganha ainda mais destaque e amplitude graças à luz natural, que é abundante com o fechamento em vidro da varanda. Aliás, esse é um ponto que favorece o home office na varanda, uma vez que a iluminação natural ajuda na concentração, mantendo o corpo desperto.
4. Home office na sala ampla
Elementos como madeira e planta tornam home office na sala mais aconchegante (Projeto: Barbara Haline – Pinna Arquitetura)
No caso de uma sala bem ampla e integrada, é possível ter um home office posicionado como ambiente independente, mas conectado aos outros. Por exemplo, uma das paredes desse living ganhou painel de madeira e mesa, cadeira e luminária próprios para o trabalho.
O uso estratégicos de elementos naturais, como madeira e plantas, no home office da sala não apenas adiciona um toque de charme estético, mas também desempenha um papel fundamental no aprimoramento do ambiente de trabalho.
A madeira traz calor e uma sensação acolhedora ao espaço, criando uma atmosfera convidativa e equilibrada. Além de seu apelo estético, a madeira também contribui para a acústica, reduzindo o ruído e promovendo um ambiente mais tranquilo e produtivo
As plantas, por sua vez, desempenham um papel duplo, proporcionando benefícios estéticos e de bem-estar. Elas não apenas adicionam vida e cor ao home office, mas também ajudam a purificar o ar, promovendo uma qualidade ambiental mais saudável.
Aproveitando um espaço amplo, o projeto do apartamento em destaque traz tons claros para destacar elementos como a estante vazada
Agora que você já sabe como ter um home office na sala perfeito, que tal explorar outras dicas de arquitetura e decoração? Acesse o Archtrends!