Escolher um móvel assinado é uma decisão que traz muito mais do que apenas conforto e ergonomia para o seu ambiente. Eles serão os protagonistas em casa ou na empresa. Tais peças trazem um toque de originalidade para os espaços.
De maneira resumida, é possível comparar um móvel assinado com obras de grandes artistas plásticos. Inclusive, alguns deles são expostos em museus de arte. Por exemplo, a cadeira Aeron, que faz parte do acervo Museum of Modern Arts (MoMA), de Nova Iorque.
Acompanhe nosso conteúdo e entenda mais sobre as vantagens, o que são e como é o processo de criação de um móvel assinado. Confira!
O que é um móvel assinado?
De forma resumida, um móvel assinado é aquele que foi desenhado por designers após estudos e pesquisas sobre ergonomia e estilo. O resultado é uma peça única, durável e que se torna a protagonista de qualquer ambiente.
A decisão de optar por um móvel assinado por designers famosos vai além da decoração e do lifestyle. É uma alternativa autêntica e funcional. A qual garante um ambiente atemporal, digno de museu.
Qual é o processo de criação de um móvel assinado?
O processo de criação de um móvel de design varia conforme o projeto. De modo geral, as etapas envolvem estudos de ergonomia, pesquisas, colaboração entre diversos profissionais. Por fim, a elaboração do produto final, que fica na loja e vai para o consumidor final.
Os conceitos por trás de um móvel variará conforme o designer que o elabora. Cada um reflete sua escola arquitetônica e os reflexos do contexto histórico do momento em que a peça foi desenhada.
Por exemplo, os designers associados à Herman Miller representam diversas vertentes da decoração. Eles vão desde grandes nomes modernistas como Charles e Ray Eames até pessoas contemporâneas como Markus Jehs e Jürgen Laub.
Quais são as vantagens de se ter um móvel assinado?
As principais vantagens de ter um móvel assinado por designers envolvem: melhor composição do ambiente, maior ergonomia, durabilidade e sofisticação ao espaço. Veja mais sobre cada uma delas a seguir:
1. Melhora a composição do ambiente
O cuidado no desenho de peças assinadas por arquitetos e design é visível até por pessoas leigas. Afinal, todas as cores, encaixes e acabamentos foram pensadas exclusivamente para aquela composição específica, diferentemente dos móveis comuns.
Isso faz com que todos os detalhes sejam harmoniosos e, com isso, a criação de ambientes fique muito mais fácil. Em alguns casos, a própria peça pode ser a protagonista de um ambiente. Por exemplo, a poltrona Eames e a Otomana, as quais são a adição perfeita para salas de estar e escritórios.
2. Desenho atemporal
Mesmo que o móvel tenha sido desenhado dentro de um contexto de design específico e seja um produto de sua época, seu estilo será atemporal.
Por exemplo, os móveis desenhados pela Herman Miller e seus colaboradores contribuíram para moldar o que se conhece do modernismo atualmente, mas combinam com todos os tipos de decoração contemporâneas. Além de combinarem com outras peças atuais, como aquelas desenhadas por Yvés Béhar.
3. Traz funcionalidade com estilo
O processo de criação de um móvel assinado passa por muitos estudos de ergonomia e design. Inclusive, pode ajudar na hora de usar móveis inteligentes no apartamento ou em casa. Durante todas essas etapas, acontece uma colaboração entre profissionais de áreas como engenharia, desenho, arquitetura, medicina, fisioterapia etc.
Essa movimentação garante uma peça com estilo — como mencionamos no tópico anterior — e muita funcionalidade. Um bom exemplo disso são as standing desks, que variam a altura conforme a necessidade do usuário, sem perder a harmonia de todo o desenho.
4. Melhora a ergonomia
Devido às colaborações entre profissionais de diversas áreas, os móveis assinados melhoram a ergonomia. Inclusive, aqui, na Herman Miller, nossos designers são especialistas em proporcionar conforto e a melhor postura para os usuários.
Por exemplo, as nossas cadeiras Sayl e Aeron foram eleitas as melhores do mundo pela Revista Forbes. Isso mostra como a ergonomia é um dos principais focos no nosso processo criativo.
Em outro conteúdo, demos dicas de como montar o home office. Aproveite para lê-lo e entender como melhorar a sua ergonomia durante a jornada de trabalho remoto.
5. Alta durabilidade
Por ser um móvel desenvolvido com cuidado individual e ter sido elaborado com os melhores materiais, as peças assinadas por designers têm alta durabilidade. Isso fica evidente nas nossas cadeiras de escritório.
Aqui na Herman Miller, os móveis têm 12 anos de garantia e os usuários têm acesso a várias assistências técnicas autorizadas. Além disso, eles são confeccionados em materiais nobres e sustentáveis. Essas são algumas das provas do nosso compromisso com a qualidade dos nossos produtos.
Herman Miller, designers e móveis assinados
A Herman Miller é uma das precursoras no modernismo americano e, sobretudo, elabora mobiliário de design útil. Nossas peças são projetadas para tornar a experiência em casa, no trabalho e em qualquer lugar do mundo muito mais significativa — e confortável.
Nós trazemos novas formas de viver e trabalhar há mais de 110 anos. Nosso pioneirismo em design mostra como a ergonomia, a construção ecológica e o design autêntico são fundamentais na criação de uma tradição centenária.
Todos os nossos produtos passam por testes de durabilidade e o comprometimento está presente em cada um deles. Trabalhamos com designers ao redor do mundo para produzir desenhos originais com altos níveis de excelência e arte, até mesmo para ambientes externos.
Por esses motivos, escolher um móvel assinado por nossos designers é uma ótima escolha para qualquer ambiente. Eles melhorarão sua experiência de viver e trabalhar, sem deixar o estilo e ergonomia de lado.
Por falar nisso, aproveite para conhecer os principais tipos de cadeira ergonômica para escritório e se surpreenda com a tecnologia envolvida em cada modelo.