A criatividade é uma força capaz de nos motivar e mover na direção de feitos incríveis. Porém, precisamos reconhecer que ela é um processo complexo, o qual demanda uma atividade coordenada de muitas partes e funções do cérebro, inclusive dos dois hemisférios, como aponta uma pesquisa realizada por acadêmicos da Universidade de Lisboa.
Ela pode surgir enquanto você caminha na rua, enquanto dorme ou enquanto dirige. Geralmente, em momentos de rotina, a criatividade surge como uma inspiração da sua própria intuição. Felizmente, existem maneiras de estimular essa capacidade tão importante para a vida pessoal e profissional.
“Às vezes, você pode encontrar paz de espírito transferindo-se para situações diferentes. Eles são apenas lembretes para ficar … calmo.”
— Yves Béhar.
Uma das formas de superar um bloqueio criativo é tirar um descanso e fazer algo completamente diferente do que está acostumado, como sugere Yves Béhar, um dos designers parceiros da Herman Miller. Além deste conselho valioso, há outras formas de melhorar o seu processo criativo. Continue a sua leitura e acompanhe!
1. Mude suas perspectivas para despertar a criatividade
Como comentamos, a criatividade pode ser bastante intuitiva, mas existem ferramentas que a estimulam ainda mais. Mudar a perspectiva e tentar ver os problemas de outro ângulo pode ser um ponto de partida interessante.
Sempre que você abre espaço na sua mente para algo novo sem pré-julgamentos, as probabilidades de encontrar novos caminhos aumenta consideravelmente. Charles e Ray Eames, por exemplo, são inspirações que aproveitaram as oportunidades novas que a sociedade do pós-guerra oferecia para estimular a criatividade. Eles foram em busca de materiais inovadores e conseguiram transmitir novas perspectivas de mundo através dos seus móveis.
Isto resultou na criação de obras relevantes que inovaram como a arte era vista no mundo. A criatividade gosta de novidade, por isso, permita-se mudar. Use as cores do ano na decoração, inspire-se em artistas e personalidades que você admira e deixe-se envolver pela afetividade na decoração.
2. Busque espaços que favoreçam a criatividade
Um Estudo de Caso feito pela Herman Miller na Dentsu Canadá, uma empresa de mídia e marketing digital, revela como um escritório aberto projetado para estimular a criatividade e conectar pessoas pode melhorar o ambiente e a produtividade.
Salas com configurações diferentes, espaços que favoreçam a privacidade ou a socialização, deixam as pessoas mais confortáveis e abertas para trabalharem com a imaginação. O conforto e bem-estar também são propícios para o compartilhamento de ideias e brainstormings. Assim, fica mais fácil estabelecer objetivos claros, e todos ficam abertos à diversidade na colaboração criativa.
3. Procure por móveis ergonômicos
Os móveis ergonômicos desempenham um papel significativo na influência da criatividade no trabalho. As cadeiras Nelson Swag Leg, da Herman Miller, projetadas por George Nelson, são um exemplo icônico de móveis que podem inspirar a criatividade e a produtividade.
Elas são capazes de manter níveis adequados de conforto e suporte para a coluna, promovendo o bem-estar e contribuindo para a melhoria da concentração em atividades criativas.
Trabalhar com cadeiras ergonômicas traz benefícios significativos para a criatividade no ambiente profissional. Além de manter a postura adequada e confortável para melhorar o foco e a concentração, a harmonia dos designs dos móveis cria uma atmosfera convidativa para as ideias. Não tem nada mais inspirador do que trabalhar em um lugar com móveis que por si já são produtos de processos criativos incríveis.
4. Tire um tempo para descansar
O estresse e o cansaço podem ser fatores que comprometem o fluxo criativo. Por isso, tirar alguns minutos para descansar a mente e diminuir o fluxo de pensamentos é fundamental para ter mais criatividade no trabalho.
Pode ser um café rápido, um tempo para um cochilo revigorante, uma breve caminhada ao ar livre ou tirar alguns minutos para ouvir música. Esses estímulos são capazes de aumentar a criatividade, segundo publicação no Blog do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas.
5. Tenha uma iluminação bem planejada
Uma iluminação bem planejada pode estimular as atividades cerebrais e melhorar a capacidade de processamento cognitivo e os nossos estados mentais, conforme publicação da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o que é essencial para desencadear a criatividade e inovação.
Escolher a luz ideal para um ambiente ajuda a manter os níveis de concentração e foco, permitindo que você se envolva em tarefas criativas inspiradoras por longos períodos.
6. Estabeleça um processo criativo
É muito importante, também, ter um processo estruturado para a geração de ideias e a implementação de soluções criativas no ambiente de trabalho. Isso pode incluir, por exemplo, espaços específicos para a identificação de problemas e a busca por soluções que fogem do comum.
Ter objetivos claros e mensuráveis para cada projeto também garante que a cultura da criatividade faça parte da sua rotina, gerando satisfação e realização com a inovação.
7. Foque em desenvolver novas habilidades
A pressão e a competitividade no ambiente de trabalho podem ser sufocantes, comprometendo a sua criatividade e podendo trazer problemas até para a sua saúde mental. Uma das maneiras de contornar essa situação é focar-se em desenvolver novas habilidades e estar sempre em busca de conhecimento.
Isso pode te ajudar a criar um sentido de superação, aumentando a sua motivação em busca de soluções para os problemas do seu dia a dia. Com certeza, os resultados aparecerão e você se sentirá valorizado e impelido a se comprometer cada vez mais com a criatividade.
A criatividade é uma habilidade valiosa que você pode usar para melhorar a sua rotina no trabalho, aumentar sua motivação e superar desafios todos os dias. Aproveite as nossas dicas e crie soluções inovadoras para tornar o seu ambiente de trabalho mais agradável, satisfatório e criativo.
Além disso, leia nosso conteúdo de como montar o home office perfeito e mantenha o seu fluxo criativo sempre alerta em casa também.