Casa Eames: história, arquitetura, design e mais

A Casa Eames também é conhecida como Case Study House Nº 8. Essa construção ficou tão agradável que próprios arquitetos que a projetaram, Charles e Ray Eames, adotaram-na como residência. A proposta inicial é que a casa fosse feita em materiais pré-fabricados e com novas tecnologias disponíveis à época.

Construída no fim dos anos 1940, a residência é uma verdadeira obra-prima modernista. Toda a estrutura é feita de modo a repousar sobre o solo e respeitar o espaço natural das árvores.

Acompanhe nosso texto e entenda mais sobre a história, a arquitetura, os ambientes e a importância da Case Study House Nº 8.

Casa Eames: história, arquitetura, design e mais

A história da Casa Eames

A Case Study House Nº8 foi projetada em 1945 e sua construção durou até 1949. Ela fazia parte do programa da Revista Arts and Architecture, o qual levava o mesmo nome dos projetos. A ideia do projeto era apresentar designs de residências que focassem no uso de novos materiais e tecnologias desenvolvidos no período da Segunda Guerra.

Para isso, as Casas de Estudos de Caso deveriam ser feitas em materiais pré-fabricados, que não prejudicassem o terreno e fossem fáceis de construir. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o estilo moderno. Para o aproveitamento do espaço interno, a residência conta com plantas, obras de arte e móveis assinados por Charles e Ray Eames.

A história da Casa Eames

A entrada de Ray Eames no projeto da casa foi essencial para torná-la o que é hoje: uma referência no mundo da arquitetura e do design.

A história da Casa Eames

Charles e Ray Eames

Charles e Ray Eames são dois dos principais nomes da arquitetura modernista. O casal uniu seu próprio senso de aventura, curiosidade e entusiasmo em peças únicas e uma nova concepção de móveis.

Toda sua produção se baseia em designs elegantes, modernos, funcionais, divertidos e sofisticados. Isso fica evidente em um dos principais tipos de cadeira que faz sucesso até hoje: a Cadeira Eames Molded Fiberglass.

Charles e Ray Eames

Charles Ormond Eames Jr nasceu em St. Louis, nos Estados Unidos em 1907. Já Ray-Bernice Alexandra Kaiser Eames nasceu em Sacramento, também nos EUA, no ano de 1912. Ambos se casaram em 1941 e ficaram juntos até o fim da vida.

Charles e Ray Eames

Casa Eames, seu projeto e como foi construída

O projeto da Casa Eames se encontra em um lote de três hectares (30 mil metros quadrados) no topo de um penhasco. Com vista para o Oceano Pacífico, é um verdadeiro santuário arborizado afastado das ruas da cidade.

Casa Eames, seu projeto e como foi construída

A seguir, veja mais sobre o projeto e os ambientes que compõem a casa.

Conceitos

O Programa de Case Study Houses da Revista Arts and Architecture tinha um objetivo: elaborar casas que fossem fáceis de ser construídas, a fim de auxiliar na busca do americano médio por uma casa acessível.

Dessa maneira, o casal Eames aplicou nesse projeto os conceitos que são inseparáveis de sua produção: modernidade, processo de produção próximo ao taylorismo, referências ao cinema e ao minimalismo japonês.

Conceitos da Casa Eames

O resultado da Eames House foi uma habitação modular, de fácil fabricação e montagem. Um verdadeiro exemplo do quão longe a arquitetura pode ir.

Conceitos da Casa Eames

Ambientes

A Casa Eames é dividida em dois ambientes principais: a residência e o estúdio. Cada um dos espaços fornecem ambientes de pé-direito duplo nas suas extremidades.

Os contrastes da natureza, das plantas internas e os materiais de aço pré-moldado permitem que a estrutura da casa combine a frieza do metal com o aconchego da madeira.

As influências desse design são visíveis até hoje. Principalmente no que diz respeito à entrada de luz natural, que é uma das protagonistas do projeto e influencia até como os home offices são planejados atualmente.

Ambientes da Casa Eames

Materiais

Os materiais escolhidos para serem utilizados na construção foram, basicamente, aço, concreto e vidro.

Materiais da Casa Eames

Toda a estrutura da Eames House conta com colunas de aço pré-moldadas e um muro de contenção feito em concreto. As vigas foram preenchidas com diferentes painéis coloridos, foscos e translúcidos.

A ideia de exibir uma casa pré-fabricada fica evidente ao olhar para a construção. Ela usa, na sua maioria, apenas componentes padronizados da época. Por exemplo, as janelas seguem todas o padrão nos Estados Unidos e têm pouco mais de um metro cada.

Onde a Casa Eames está localizada?

A Casa Eames fica na Califórnia, nos Estados Unidos. Especificamente, na Chautauqua Boulevard, 203. A visitação é aberta ao público, com hora marcada e grupos limitados. A entidade responsável pelo tour guiado é a própria Eames Foundation.

Se você está gostando deste conteúdo, aproveite para aprender a como escolher a iluminação ideal para a sua casa!

Qual a importância da Casa Eames?

A Eames House é uma obra-prima modernista. Os ambientes — residência e estúdio — surgiram para compor um protótipo para o Programa da Arts and Architecture. Porém, a sinergia do casal resultou em um espaço fluido e libertador, o qual influencia arquitetos e designers até os dias atuais.

Qual a importância da Casa Eames?

Você já conhecia a história da Casa Eames? Compartilhe o seu conhecimento/experiência conosco nos comentários abaixo!

Qual a importância da Casa Eames?

Por falar em obras que mudam o curso da história do design, aproveite para ler nosso post sobre as potencialidades da standing desk!

Banner promocional convidando os usuários do blog, para o e-commerce.

5/5 - (1 votos)
Herman Miller

Autor: Herman Miller

A Herman Miller é uma empresa de mais de 100 anos que atribui grande importância ao design, meio ambiente, serviços à comunidade, e à saúde e ao bem-estar de seus clientes e funcionários. Formas inovadoras de melhorar o desempenho das organizações de nossos clientes se tornaram a nossa marca registrada, a coisa mais importante que você quer saber sobre nós é que fazemos mobiliário de design e funcional, projetados para tornar sua experiência em casa, no trabalho e pelo mundo mais rica e significativa.

Deixe um comentário