7 Designer famosos que são parceiros da Herman Miller
“Eu nunca conheci um designer que tivesse sido contratado para deixar as coisas da maneira como sempre foram”.
— George Nelson, parceiro da nossa marca.
Essa frase representa perfeitamente os profissionais que trabalham com a Herman Miller. Além de renomados, eles são designers famosos. Conhecidos por renovar o universo da arquitetura com projetos modernos, elegantes e de alto padrão.
Em homenagem a todos os artistas que trabalham e já trabalharam com a gente, preparamos um conteúdo com sete designers que você precisa conhecer. Acompanhe:
1. Charles e Ray Eames
Charles e Ray Eames são conhecidos por revolucionarem a arquitetura moderna. Resumidamente, eles compartilham um grande senso de aventura, entregando móveis divertidos, funcionais e, ao mesmo tempo, sofisticados. Para eles:
“Os detalhes não são detalhes, eles fazem parte do produto”.
Graças a esses cuidados primorosos com as obras, os projetos da dupla Eames são ícones do design até os dias atuais. A casa Eames, as cadeiras Molded Plywood e a poltrona Eames — dentre outros móveis assinados — são referências para as pessoas que apreciam o casal. Não à toa, os artigos da dupla já foram consagrados com diferentes premiações e reconhecimentos.
O trabalho conjunto entre eles iniciou-se nos Estados Unidos, em um período de pós-guerra. Foi justamente esse detalhe que fez com que a dupla construísse móveis tão utilitários e essenciais para a arquitetura.
2. George Nelson
George Nelson nasceu na capital de Connecticut e passou o final da sua vida na cidade de Nova York. No início de sua carreira, ele se especializou em duas universidades renomadas nos EUA: Hartford Public High School e Yale, as quais proporcionaram experiencias e aprendizagens que o profissional levou por toda a sua jornada.
Ao longo da sua história, Nelson produziu móveis atemporais, que não seguem a maré e fazem parte do catálogo Herman Miller até os dias atuais, como o sofá Marshmallow e as Luminárias Bubble.
3. Bill Stumpf
O Bill Stumpf foi responsável pela primeira cadeira ergonômica do mundo. É justamente por esse motivo que ele não pode ficar de fora da nossa lista de designers famosos. Além de criar móveis bonitos e atemporais, o artista se preocupa com os diferentes biotipos de corpo e como eles se comportam ao se sentarem em um móvel.
Alguns anos depois da criação da cadeira Equa (o primeiro modelo construído para o conforto no trabalho), Stumpf compartilho que:
“Tudo tinha a ver com liberar o corpo e remover as restrições do projeto.”
A principal missão dele era construir um design que não negasse o corpo humano e entregasse a melhor ergonomia possível. A partir desse ponto, Stumpf realizou pesquisas em parceria com a Herman Miller até que chegasse à estrutura perfeita para se sentar.
Enfim… podemos dizer que todos os seus esforços resultaram em prêmios e consagrações de prestígio, como o reconhecimento de Melhor Design da Década, entregue pela revista Time, em 1990.
4. Don Chadwick
Don Chadwick é co-responsável pela cadeira Aeron, ícone da nossa marca e que está presente no Museu da Arte Moderna (MoMA). Ele e Bill Stumpf trabalharam juntos durante dois anos para entregar um móvel atemporal, confortável e que atendesse a todas as necessidades do corpo humano.
Em relação a sua vida pessoal (a qual influencia diretamente em suas entregas), podemos dizer que o artista é apaixonado por visitar museus e galerias que o trazem inspirações. Ele mesmo diz que:
“Se você não estiver sempre olhando para as coisas e não olhar para elas de modo diferente, com uma curiosidade geral—você não é mais um designer”
5. Yves Béhar
Se pudéssemos definir Yves Béhar com uma única palavra, usaríamos pensador. Ele pensa no futuro e retrata esses pensamentos em suas obras — como podemos perceber claramente pela cadeira Sayl: um móvel adequado para se sentar e que se destaca no ambiente.
“Eu acredito que o propósito do design não é apenas nos mostrar o futuro, mas nos trazer o futuro”.
— Yves Béhar.
Além de design, Béhar é fundador do projeto fuseproject, espaço dedicado para a experiência emocional da marca, por meio de decorações que contam histórias. Ainda, é interessante falarmos que o profissional está imerso na realidade dos designs desde sua infância, lá na Europa, onde aprendeu a avaliar os objetos com base em como eles funcionam.
Se você se interessa por móveis de design, conheça a cadeira Asari mais afundo!
6. Michael Anastassiades
Michael Anastassiades se tornou famoso graças aos seus móveis convidativos que harmonizam tranquilamente com os demais componentes da decoração.
“Eu sempre gosto de tentar entender como as coisas se relacionam com a pessoa. É convidativo? É ameaçador? Todas essas perguntas. E a partir daí, como os diferentes elementos daquele produto se relacionam uns com os outros?”.
Esse trecho demonstra o primeiro passo que o profissional realiza antes de criar os seus projetos. Devido a esse ponto de atenção, ele consegue explorar a proporção, a materialidade e a presença física de uma obra em relação a quem irá usá-la.
Não à toa, Michael Anastassiades recebeu recentemente, no ano de 2015, um reconhecimento por toda a contribuição que forneceu ao design e à sociedade moderna.
7. Studio 7.5
O Studio 7.5 foi criado em Berlim, durante 1992, pelos designs Burkhard Schmitz e Carola Zwick. A princípio, ele foi estruturado com uma equipe de seis pessoas, as quais tinham um objetivo em comum: trabalhar em projetos que proporcionam liberdade para o corpo humano.
Desde o começo, todo mundo faz tudo no Studio 7.5. Essa é a forma que o grupo encontrou para cultivar a abertura, a liberdade de expressão e a curiosidade dos membros da equipe (que, atualmente, somam 9 pessoas).
O engajamento de todo o pessoal resultou em cadeiras ergonômicas que se movem com as pessoas, como no caso da Mirra, Setu e Cosm. Além dessas, ainda precisamos destacar o modelo que levou o prêmio Cleverest da Architectural Digest em 2022, a cadeira Zeph.
Esses são alguns dos designers famosos que contribuíram durante os 100 anos de história da Herman Miller. Além deles, falamos sobre outros profissionais que marcaram (e ainda marcam) a história da arquitetura, como o Irving Harper. Continue com a sua leitura e conheça um dos nomes do movimento modernista!