Praticar o autocuidado significa realizar esforços em um conjunto de ações voltadas para, como o próprio nome indica, cuidar de si mesmo. De maneira geral, esses esforços devem estar relacionados com o bem-estar, a saúde fÃsica e mental.
Em jornadas de trabalho home office, onde as pessoas passam muito tempo sozinhas e, normalmente, paradas em frente a uma tela, a prática do autocuidado se torna ainda mais importante.
Os dados apresentados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), confirmam a afirmação. Segundo a instituição, 76% dos funcionários home office se queixam de estresse diário, 75% de ansiedade e 65% de desânimo — problemas esses, que se dão devido a uma jornada mal planejada.
Para evitar esses tipos de problemas e tornar o home office em uma jornada prazerosa, para você, o blog Herman Miller preparou 5 dicas de autocuidado para praticar enquanto trabalha. Todas elas, baseadas em pesquisas sobre a ergonomia realizadas em nossos laboratórios. Confira!
1. Cuide da sua ergonomia
A ergonomia é um dos principais fatores que precisam ser considerados na hora de praticar o autocuidado em uma jornada de trabalho — tanto no home office quanto em uma jornada no presencial.
Como confirmado pela Herman Miller, em um teste realizado em conjunto com o Centro de Ergonomia da Texas A & M, uma cadeira ergonômica influencia diretamente na produtividade e capacidades cognitivas dos usuários.
Percebe-se a importância da ergonomia para uma estação de trabalho? Com ela, as pessoas criam maior capacidade mental para executar os seus trabalhos de forma eficaz e criativa.
Enfim, investir em um tipo ideal de cadeira ergonômica é uma excelente forma de praticar o autocuidado. Inclusive, esse é um ótimo primeiro passo para você que não sabe por onde começar.
2. Monte um espaço adequado para a sua jornada
Na hora de montar um home office, a cadeira não é o único ponto de preocupação. A mesa, o monitor e outros elementos do computador precisam ser pensados para facilitar e melhorar o seu dia a dia.
Para não nos alongarmos neste assunto, confira o nosso conteúdo de como montar um home office perfeito!
Neste post, em especÃfico, a intenção é mostrar como o ambiente influencia no bem-estar durante a jornada de trabalho. Uma pesquisa feita pela nossa marca, com foco em ambientes corporativos, chegou a conclusão que o espaço pode ser uma ferramenta poderosa para o alcance dos seus objetivos.
Embora feita em um escritório presencial, ela continua válida para aqueles que adotam o trabalho remoto. Isso porque com um espaço adequado e bem iluminado, é possÃvel:
- Aumentar os nÃveis de concentração;
- Melhorar o desempenho;
- Manter os padrões de produtividade.
Além disso, contar com um local especÃfico para o trabalho em casa é uma maneira de separar a vida pessoal da profissional. Dessa forma, os seus espaços de descanso e lazer continuam preservados.
Leia também: Qual a melhor cadeira para escritório? Conheça as opções do catálogo Herman Miller!
3. Alongue-se durante o dia
Um estudo publicado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), recomenda cerca de 30 minutos diários de alongamentos corporais. Segundo a publicação, os exercÃcios podem ser feitos de maneira fracionada: 15 minutos durante a manhã e 15 minutos durante a tarde.
Inclusive, essa é uma prática de autocuidado essencial para aderir durante o home office. Afinal, os alongamentos ajudam a:
- Reduzir a tensão muscular;
- Melhorar a circulação sanguÃnea;
- Fortalecer os ligamentos e tendões do corpo;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Aumentar a flexibilidade.
Embora sejam de suma importância, muitas vezes, essas pequenas pausas para esticar o corpo acabam passando despercebidas. Ainda mais, durante rotinas corridas e muito atarefadas.
Por esse motivo, é interessante que você adicione um perÃodo especifico em sua agenda para realizar exercÃcios fÃsicos.
Outra alternativa para usufruir das vantagens que citamos acima, é investir em uma mesa sit to stand: novo formato de móvel, que proporciona a ergonomia ideal para trabalhar durante longos perÃodos.
4. Monte uma rotina de trabalho
Estabelecer uma rotina é uma forma de ter um “espaço” para possÃveis imprevistos, diminuir a ansiedade e cuidar da sua saúde mental durante a jornada de trabalho. Por mais que pareça uma atividade monótona, ela é essencial para que você crie bons hábitos no home office — por exemplo, fazer alongamentos corporais durante o dia.
Claro que, ao montar uma rotina de trabalho, é necessário que você considere alguns fatores como: possÃveis imprevistos, prioridades de demandas e limitações (sejam fÃsicas, mentais ou de mão de obra).
Lembre-se: para cuidar de si mesmo, é preciso respeitar a sua mente e organismo. Evite criar rotinas sobrecarregadas que fogem dos seus limites.
5. Faça pausas estratégicas
Descansar a mente durante o horário de trabalho também é uma forma de praticar o autocuidado no home office. Para realmente funcionar, suas pausas precisam ser feitas em horários estratégicos, que não atrapalhem as suas demandas.
O recomendado é que você faça pequenos intervalos (pode ser no horário do café) durante o dia: 15 minutos na parte da manhã e 15 minutos na parte da tarde.
Esse é um momento que você tem para relaxar a cabeça. Aproveite que está em casa e desfrute de um tempo com a famÃlia e com os pets.
Divirta-se durante os intervalos
Os momentos de intervalo são ideais para se distrair e se divertir um pouco no meio da jornada de trabalho. Para isso, além das dicas anteriores, você pode aproveitar para checar suas redes sociais. Além de se atualizar com os últimos acontecimentos, é possÃvel aproveitar algumas funcionalidades.
Por exemplo, usar os filtros para Instagram da Herman Miller. Com eles, é possÃvel usar a realidade aumentada para visualizar alguns modelos das nossas cadeiras em seu ambiente. Veja como usar essa funcionalidade:
- Acesse o nosso perfil no Instagram:Â @hermanmillerbrasil;
- Vá na guia de filtros — entre os Reels e as publicações marcadas;
- Selecione o filtro desejado;
- Use na hora de fazer story;
- Nos marque sempre que fizer uma publicação.
- Veja como fica o filtro no Instagram:
Como você pode ver, o autocuidado, além de melhorar a sua produtividade e desempenho, ajudará você a se tornar um profissional, parceiro(a), mãe/pai, gestor e amigo melhor.
Continue acompanhando o nosso blog e conheça outras formas de elevar o conforto e ergonomia do seu home office. Aproveite e conheça a marca dinamarquesa HAY, parceira do grupo Herman Miller, que pode acrescentar em seu escritório!