Ao lado do conceituado Charles Eames, a designer e pintora Ray Eames assinou grandes obras de design que marcaram a história do modernismo. Graças ao seu olhar sensível e pensamento voltado para o futuro, a artista trouxe contribuições enriquecedoras para o universo da arquitetura.
Não à toa, as peças elaboradas por Ray Eames carregam um legado até os dias atuais, marcado por prêmios e condecorações recebidos por instituições influentes no mercado, como: NeoCon, ICFF e Congresso Internacional do Designer.
Sem dúvidas, a designer revolucionou a geração em que viveu e influencia, diretamente, nos futuros/atuais profissionais do design. Continue a sua leitura e conheça mais a fundo a biografia da artista Ray Eames!
Afinal, quem foi Ray Eames?
Ray Eames, é o nome artístico de Ray-Bernice Alexandra Kaiser, foi uma artista, cineasta e designer estadunidense, que revolucionou a arquitetura modernista da sua época.
Eames nasceu em 15 de dezembro de 1912, na cidade de Sacramento, Califórnia. E, durante o século XX, dedicou seu tempo em construir diferentes tipos de cadeiras, móveis e espaços, os quais são conhecidos até os dias atuais.
A história por trás de Ray Eames
A trajetória por trás da história da designer Ray Eames iniciou em 1933, durante a sua juventude, enquanto se formava no colegial. Logo em seguida, a artista saiu de sua cidade natal e mudou-se para Nova Iorque, a fim de estudar o curso de pintura expressionista, com o pintor Hans Hofmann, um nome de peso àquela época.
Em 1940, Ray Eames começa a estudar na Universidade de Cranbrook, Michigan, onde conheceu o seu eterno parceiro, Charles Eames. Após um ano do primeiro encontro entre os dois, o casal Eames uniu-se oficialmente, estabelecendo uma relação pessoal e profissional entre os dois.
A partir desse momento, a dupla começa a trabalhar lado a lado no desenvolvimento de móveis e espaços conceituados. Dentre as suas criações estão a Casa Eames e a Poltrona Eames, que mostraremos detalhes de maneira aprofundada no próximo tópico.
“Acredito que o mais difícil é manter a grande ideia — conseguir olhar criticamente para o próprio trabalho”.
Essa é uma fala pertinente, que a própria Ray Eames compartilhou sobre o seu trabalho no design. Essa é a prova de que, para a artista, a evolução e inovação sempre foram primordiais em seu trabalho.
Conheça as principais obras da designer Ray Eames
As obras de Ray Eames foram desenvolvidas com o seu parceiro, Charles Eames. A genialidade do casal trouxe obras conceituadas que servem como referência para muitos designers contemporâneos.
1. Casa Eames
A Casa Eames é um ícone da arquitetura modernista e foi construída na década de 1940 — ao mesmo tempo, enquanto a artista estava em sua graduação, na universidade de Cranbrook. O projeto iniciou a partir de um programa patrocinado pela Revista Arts and Architecture, o qual Ray Eames participava.
A proposta do projeto era criar um design resistente, utilizando apenas materiais desenvolvidos no período da Segunda Guerra Mundial. Tudo isso, pensado para estimular um consumo consistente e sustentável das matérias-primas.
Tanto na parte externa quanto interna, é notável a presença dos traços de Ray Eames, os quais trouxeram um toque de sensibilidade, delicadeza e sofisticação. Frutos de suas experiências com a pintura, adquiridas antes de adentrar na universidade.
O resultado da obra foi algo surpreendente, até mesmo para os seus desenvolvedores. Com tamanha elegância, o casal Eames decidiu transformar o projeto em seu novo lar. Interessante, não acha?
2. Poltrona Charles Eames e Otomana
A poltrona Lounge Chair foi lançada em 1956 e marcou a história do casal Eames. Pensada para fornecer a ergonomia perfeita para o corpo, a obra era algo, até então, nunca visto no mercado. Não à toa, seu design resistiu há mais de 60 anos e se mantém atual até o momento.
Com moldagem de madeira compensada, esse móvel assinado transpira a arte moderna e contemporânea. Além disso, ele conta com almofadas de alto padrão, que abraçam o corpo com uma luva.
Como dito pelo parceiro de Ray Eames, Charles:
“As almofadas de couro têm vincos, mas esta é uma pista do conforto que ela proporciona, como o visual aconchegante e receptivo de uma luva de beisebol bastante usada”
Para tornar o produto um assento completo e ideal para se sentar, o casal acrescentou ao design, a Otomana, que restaura a circulação sanguínea do corpo enquanto está sentado.
Todo o conjunto se tornou uma lenda no universo do designer. Com isso, a poltrona Lounge Chair ganho um espaço especial no Museu da Arte Moderna (MoMa).
3. Cadeira Eames de plástico Moldado
Criadas em 1950, as cadeiras Eames Molded Plastic foram elaboradas para atender a todas as necessidades. Assim como afirmado por Charles Eames:
“O papel do designer é o de um anfitrião muito bom e cuidadoso que antecipa as necessidades de seus convidados”
Justamente por conta desse pensamento, o casal buscou elaborar uma resposta universal para todos que buscam por uma cadeira: simples, delicada, graciosa e que se adapta ao corpo. Entretanto, por serem fabricadas em material de fibra de vidro (que prejudica o meio ambiente), deixaram de ser comercializadas por um período.
Em 2001, graças ao avanço da tecnologia, a Herman Miller reapresentou as cadeiras Molded Plastic. Agora, com matéria-prima 100% reciclável, com a mesma qualidade e durabilidade do designer original.
Essa é apenas uma das alternativas encontradas pela nossa marca para conservar o legado da Ray Eames e seu parceiro Charles Eames.
Por fim, podemos notar o quanto Ray Eames foi essencial para arte modernista. Um mulher inspiradora, disruptiva, multiartista e que mudou o percurso do designer mundial.
Continue acompanhando o blog da Herman Miller e fique atento(a) aos outros projetos relacionados com o assunto. Aproveite e conheça nossa parceria com a marca dinamarquesa HAY, inspirada nas obras do casal Eames!