Em 2023, a Herman Miller comemora um século de inovação, qualidade de vida e ergonomia. Criada há 100 anos, em 1923, a marca se consolidou no mercado global como sinônimo de Design, conforto e tecnologia. Uma empresa com portifólio muito rico e diversificado assinado pelos designers mais renomados e reconhecidos internacionalmente.
Nossa marca foi consagrada com diferentes prêmios, sendo reconhecida tanto pelos seus produtos quanto pelas suas iniciativas em prol do meio ambiente, da tecnologia e da ciência. Não à toa, em 2021, foi indicada para a lista anual das empresas mais inovadoras do mundo pela Fast Company.
Claro que, para chegar até aqui, foram muitas pessoas envolvidas e dedicadas ao crescimento da empresa. Em homenagem a todo esse esforço, preparamos um conteúdo para valorizar as nossas raízes. Continue a sua leitura e conheça a história da Herman Miller.
O início de toda a história da Herman Miller (até a primeira década)
Por mais que a marca oficial tenha 100 anos de história, a trajetória da Herman Miller iniciou uma década antes do que todos imaginam. Acompanhe:
1900 – 1920
Em 1905, a Star Furniture Company começa as suas atividades nos Estados Unidos, se estabelecendo como uma das maiores fabricantes de quartos e suítes de estilo tradicional.
Em 1909, a empresa contrata Dirk Jan (D.J) De Pree, futuro fundador da Herman Miller, como atendente do local. Após 10 anos de trabalho, o jovem de 28 anos é nomeado presidente da então Michigan Star Furniture Company.
1923
Em 1923, De Pree convence seu sogro (o qual leva o nome da marca) a comprar a maioria das ações da empresa em que trabalhava. Dessa forma, o jovem que iniciou como apenas um atendente, torna-se o primeiro presidente da Herman Miller.
Em uma homenagem para DJ, o inventor e pesquisador Robert Propst ressalta que:
“A vida profissional do DJ foi moldada por uma busca ao longo da vida por conhecimento.”
Essa característica do fundador era tão forte que se tornou cultura da marca. Prova disso, é a história por trás da primeira cadeira ergonômica do mundo: elaborada em nossos laboratórios de pesquisa.
1927
Em 1927, acontece uma tristeza inesperada dentro da nossa empresa, que deve — e merece — ser compartilhada neste conteúdo. Nesse ano, De Pree estendeu a marca de design e a transformou em uma empresa de relógios de fabricação própria.
Durante essa etapa da nossa história, um mecânico morre no trabalho. Com isso, o primeiro fundador da marca visita a família do funcionário, como um símbolo de condolência. A partir desse momento, o presidente da Herman Miller passa a enxergar todos os seus colaboradores como indivíduos únicos, com talentos e potenciais especiais.
Foi graças a esse olhar humanizado que a marca conseguiu reconhecer grandes profissionais do mercado, como Alexander Girard, um dos principais diretores de design na divisão têxtil da empresa.
1930 — Um olhar para o futuro
Assim como outras empresas dos EUA, a Herman Miller sofreu com o tumulto ocasionado pela Grande Depressão. Com a intenção de passar pela crise sem muitos danos, De Pree procura uma maneira de salvar a empresa e os seus colaboradores.
Ele reúne-se com o designer Gilbert Rohde, o qual o convence a se afastar dos móveis tradicionais e a apostar em produtos que atendem às novas necessidades impostas pelo estilo de vida americano.
1942 – 1946
Em 1942, o Executive Office Group — elaborado por Gilbert Rohde — faz com que a Herman Miller entre para o mercado de móveis de escritório, apresentando um design versátil e moderno. Infelizmente, dois anos após esse sucesso, Rohde faleceu, deixando um lindo legado para a nossa marca.
Logo, DJ passa a procurar um novo nome para cuidar da área de design da Herman Miller.
Em 1945, o presidente se depara com um artigo da revista Life sobre o design de George Nelson e seu projeto de armário embutido. Nesse contexto, De Pree contrata o profissional e o nomeia como o primeiro diretor de design da sua empresa.
Com isso, o presidente e o diretor da Herman Miller contratam o casal Eames — responsáveis pela criação da Casa Eames — para trabalharem com a marca. Após um tempo, os móveis dessa dupla de sucesso conquistam uma pequena exposição no Museu de Arte Moderna, em Nova York.
1951 – 1953: a chegada de Alexander Girard
Em 1951, o renomado colorista Alexander Girard junta-se à equipe da Herman Miller e se torna líder da recém-formada divisão têxtil da nossa empresa. Dois anos após isso, os primeiros papéis de parede Girard são lançados para a venda.
1958
Após o lançamento de Girard, a nossa marca seguiu com a criação de novos móveis de designers assinados, como a poltrona Eames Lounge. Devido a esse crescimento constante, com o passar dos anos, conseguimos construir uma nova sede em Zeeland, em 1958. Nesse mesmo ano, abrimos uma nova fábrica na Califórnia e inauguramos um showroom em São Francisco, EUA.
Enfim… esses foram os primeiros 50 anos da história da Herman Miller. Agora, siga a sua leitura e confira o decorrer dessa trajetória!
A expansão da Herman Miller
Após as suas primeiras décadas no mercado norte-americano, a Herman Miller expande a sua presença por todo o mundo, conquistando espaço na(o):
- América-central;
- Austrália;
- Canadá;
- Europa;
- África;
- Oriente Próximo;
- Escandinávia;
- Japão.
Em 1969, a marca chega ao Reino Unido, com a responsabilidade de conquistar novos clientes pela região. Nesse mesmo ano, DJ De Pree deixa o cargo de presidente da empresa, passando o posto do conselho para Hugh De Pree.
A criação da primeira cadeira ergonômica do mundo
Para definir a história por trás da primeira cadeira ergonômica do mundo, podemos usar a frase dita pelo designer responsável pela obra, Bill Stumpf:
“Tudo tinha a ver com liberar o corpo e remover as restrições do projeto.”
Em uma linha do tempo básica, a cadeira Ergon foi criada em 1976; em 1984, surgiu o modelo Equa; 10 anos depois, foi desenvolvida a cadeira Aeron: um ícone da Herman Miller.
Esse momento não só faz parte da história da nossa marca, mas também influencia todo o universo do design. Não à toa, a cadeira Ergon foi referência para a criação das melhores cadeiras de escritório do mundo, como a Aeron e a Mirra, presentes no catálogo atual da Herman Miller.
1995: a criação do nosso site
Em 1995, a história da nossa marca dá mais um passo para o futuro. Durante esse ano, o site www.hermanmiller.com foi desenvolvido. A partir desse momento, passamos a compartilhar as nossas pesquisas, os nossos prêmios e as nossas conquistas no meio online.
Herman Miller e o meio ambiente
Durante toda a nossa trajetória, um dos principais objetivos da Herman Miller foi a sustentabilidade e o consumo consciente. Nos últimos anos, o cuidado com o meio ambiente tem sido um dos principais valores compartilhados entre a direção e os funcionários da nossa empresa.
Para aumentar ainda mais a nossa responsabilidade com a mãe natureza, no ano de 2001, formamos uma equipe especializada em design para o meio ambiente.
Com isso, elaboramos novas parcerias para reinventar os produtos mais antigos, agora com matérias-primas mais sustentáveis. Dentre os nossos parceiros, podemos destacar a marca dinamarquesa HAY, que, em conjunto com a gente, inovou as cadeiras Eames.
A Herman Miller no Brasil: nosso primeiro showroom na América do Sul
A nossa marca esteve presente no Brasil desde a década de 60, por meio dos distribuidores oficiais. Em 2015, a Herman Miller chega com operação própria e abre as portas ao público, inaugurando o seu primeiro showroom na América do Sul. Ele está localizado na Vila Nova Conceição, Rua João Lourenço, na cidade de São Paulo.
Esse espaço foi elaborado para apresentar ao público brasileiro a essência da nossa marca. Justamente por esse motivo, além de ser visto como uma vitrine dos produtos da Herman Miller, o ambiente também é aberto para palestras e workshops sobre o universo da arquitetura, como o Laboratório das Cores.
Sem dúvidas, esse ambiente é uma grande referencia em tendências do desing aqui no Brasil. A sua exposição, onde reúne o que há de melhor no design, é um ponto que vale à pena visitar na cidade de São Paulo.
Enfim, esse foi um resumo breve sobre toda a história da Herman Miller. Entretanto, não é possível colocar 100 anos de história em um único post. Por esse motivo, gostamos de manter esse blog atualizado com assuntos que marcaram — e ainda marcam — a nossa trajetória.
Caso queira se aprofundar em nossa história, recomendamos esta leitura sobre a conceituada designer Ray Eames que marcou a história da arquitetura.
Te esperamos em um próximo post!