Conheça a história do nosso parceiro George Nelson
George Nelson é um dos parceiros que marcaram os 100 anos da nossa marca. Com traços contemporâneos, ele guiou a Herman Miller por mais de 25 anos em direção à estética moderna e que aponta para o futuro. Para ele:
“O design total não é nada mais do que um processo de relacionar tudo com tudo”
Foi graças a esse tipo de pensamento que o designer buscou expandir os seus conhecimentos. A partir disso, ele passou a entender como poderia usar a sua criatividade para criar móveis sofisticados e que valorizassem o corpo humano.
Devido aos esforços de Nelson, as suas obras se tornaram parte das coleções permanentes de grandes museus dos Estados Unidos, como o Museu da Arte Moderna (MoMA).
Como uma homenagem a todas as contribuições de George Nelson para o catálogo da Herman Miller, montamos este conteúdo dedicado a ele. Acompanhe:
Afinal, quem foi George Nelson?
Resumidamente, George Nelson foi um dos pais do modernismo norte-americano, ao lado de grandes nomes como Charles e Ray Eames.
Ele nasceu em 1908, na capital de Connecticut, e faleceu aos 78 anos, em Nova York. Ao longo de sua jornada, o profissional se especializou em universidades renomadas dos EUA, como Hartford Public High School e Yale — responsáveis por parte dos conhecimentos teóricos que ele demonstrava ter.
Com toda a sua experiência, o profissional defendia que:
“O design é uma resposta às mudanças sociais”
Não à toa, ele também foi responsável por criar e desenvolver muitos projetos de produtos, showrooms e exposições que ainda fazem parte da seleção de móveis da nossa marca, como o icônico Sofá Nelson Marshmallow.
As contribuições de George Nelson para a arquitetura modernista
Logo no início da sua carreira, Nelson teve uma sequência de trabalhos que marcaram a sua jornada. Todas elas foram inevitáveis devido à genialidade do design. Entretanto, mesmo com o seu mérito, o profissional decidiu chamá-las de “golpes de sorte”.
O primeiro golpe foi a indicação que ele recebeu para se tornar o autor da revista Architectural Forum. Aqui, ele trabalhava olhando para as fotos aéreas de cidades destruídas, quando desenvolveu o conceito, que conhecemos até os dias atuais, de calçadões com lojas — que, aliás, foi revelado no Saturday Evening Post.
Logo em seguida, o designer dedicou os seus esforços em um novo projeto, o Storagewall: conhecido como o primeiro sistema de armazenamento modular dos sistemas de móveis. Quando apresentado na revista Life, o artigo surpreendeu todo o setor de móveis assinados da época, incluindo o fundador da nossa marca, D.J. De Pree.
Entenda a parceria de sucesso entre George Nelson e a Herman Miller
Quando D.J De Pree conheceu o trabalho de George Nelson, ele fez questão de o convidar para ser o novo diretor de design da sua empresa. E foi assim que o artista se tornou parceiro da nossa marca, estabelecendo um relacionamento pessoal e amigável com o fundador da Herman Miller.
Essa união deu origem a móveis de designs atemporais, que levam afeto para a decoração e que marcaram — e ainda marcam — os nossos 100 anos de história. Dentre eles, precisamos destacar:
- Sofá Nelson Marshmallow;
- Sofá e Cadeira Nelson Cube;
- Poltrona Nelson Coconut;
- Banco de Vime Nelson;
- Série de armário básico Nelson;
- Banqueta Nelson Pedestal;
- Miniatura Nelson Chest;
- Luminárias Bubble (versões de mesa e pendentes).
Essas são apenas algumas das contribuições que o designer fez para o catálogo da Herman Miller. Ele dizia que, assim como a sua personalidade, a nossa marca:
“Não segue a maré”
Não à toa, o artista ajudou a definir o design moderno (dos móveis e itens para escritório, aos artigos de iluminação). Prova disso, são as suas obras atemporais que se mantêm vivas até os dias de hoje.
O legado de George Nelson vive em nossa história
Além de suas obras que acrescentam em qualquer decoração, o designer ainda contribuiu para a formação de outros profissionais da Herman Miller. Um bom exemplo é a Hilda Longinotti, uma ajudante de longa data de Nelson que, após a sua experiência ao lado do artista, se tornou vendedora em um dos nossos showrooms.
“Eu acho que a maior lição que aprendi nos meus 21 anos [no Nelson Office] foi como enxergar. Quando você aprende a enxergar, você aprende a apreciar tudo o que acontece ao seu redor, desde o momento em que se levanta de manhã até a hora de ir para a cama à noite.”
Sem dúvidas, essa fala representa perfeitamente uma das maiores lições que o designer deixou tanto para Hilda quanto para nós, amantes da arquitetura.
Conhecer a fundo um profissional tão prestigiado quanto George Nelson é o primeiro passo para se debruçar no universo da decoração com primazia. Continue acompanhando o blog da Herman Miller e tenha acesso a outros conteúdos como este. Aproveite e conheça os designers mais famosos que fazem parte da nossa equipe!