A história por trás das primeiras cadeiras ergonômicas do mundo

As primeiras cadeiras ergonômicas do mundo foram elaboradas e assinadas por Bill Stumpf: designer parceiro da Herman Miller, responsável por revolucionar o mercado de móveis para se sentar.

Com um olhar voltado para o futuro, o profissional marcou a história da arquitetura ao criar assentos que não negavam o espírito humano. Como o próprio designer compartilhou:

“Tudo tinha a ver com liberar o corpo e remover as restrições do projeto.”

Seus primeiros passos foram essenciais para que cadeiras como a Mirra, a Embody, a Sayl e outras opções do catálogo Herman Miller fossem desenvolvidas com o passar do tempo. Graças ao seu olhar inovador e as suas pesquisas científicas, os assentos passaram a ser pensados para melhorar a jornada no ambiente de trabalho.

Voltar ao passado e conhecer a primeira cadeira ergonômica do mundo, é algo fundamental para entendermos o início do design voltado para o corpo e conforto. Continue a sua leitura e conheça a história por trás das primeiras cadeiras que revolucionaram os escritórios e ambientes de trabalho.

foto em preto e branco de bill stumpf usando camisa xadrez enquanto sorri e olha para a câmera

Parceria de Stumpf com a Herman Miller voltada ao conforto e ergonomia

Bill Stumpf foi um profissional preocupado não só em desenvolver móveis funcionais, mas também, sanar os problemas de desconforto dos usuários. Essa atitude se deu, principalmente, aos valores do designer, o qual protestava contra tudo o que é, desnecessariamente, desumano.

Com anseio de sanar essa problemática, Stumpf se uniu a Herman Miller a fim de criar a primeira cadeira ergonômica do mundo. Essa parceria resultou na criação de uma das cadeiras de escritório mais prestigiadas pelos profissionais: a cadeira Aeron.

Entretanto, antes de chegar em um modelo definitivo, o designer elaborou a, já citada, cadeira Ergon: conhecida como o primeiro modelo de assento desenvolvido com base em pesquisas científicas. Para o designer:

“Tudo tinha a ver com liberar o corpo e remover as restrições do projeto.”

Com a Herman Miller, o artista teve total liberdade para usar os seus conhecimentos e revolucionar o mercado de móveis para escritório.

Para isso, contou com o auxílio de especialistas em ortopedia e medicina vascular, os quais o ajudaram a realizar pesquisas extensas sobre o corpo e as formas com que as pessoas estão acostumadas a se sentarem.

foto em preto e branco de bill stumpf examinando uma peça de cadeira ergonômica

Uma nova forma de pensar o conforto

Para elaborar a sua cadeira, Stumpf considerou a definição de conforto feita pelo filósofo e escritor William Gass:

“Falta de consciência”

Com esse pensamento em mente, o profissional dedicou o seu tempo para entender como o design ergonômico poderia influenciar no dia a dia dos trabalhadores. Entretanto, estendeu as suas pesquisas para além de um plano físico, abrangendo o psicológico e o emocional.

A ideia das suas cadeiras vai além de proporcionar uma postura adequada e tem intenção de estimular o autocuidado durante o trabalho.

Os 3 modelos de cadeiras pioneiras no quesito ergonomia

A Herman Miller foi pioneira no desenvolvimento de cadeiras ergonômicas por todo o mundo. Ao longo desta história, nossa marca desenvolveu modelos consagrados com prêmios relevantes no mundo do design, como o “Best Of The Decade”, da revista Time. Dentre eles, precisamos destacar:

imagem em preto e branco de bill stumpf e um colaborador trabalhadno no processo criativo da cadeira Ergon

1. Ergon, 1976

A Ergon foi a primeira cadeira a ser desenvolvida voltada para a ergonomia. Elaborada em 1976, quase 20 anos antes do lançamento da atemporal cadeira Aeron, Stumpf a criou para revolucionar os assentos de escritório. Sua principal intenção era oferecer alto desempenho, conforto, funcionalidade e estética.

Leia também: HAY: a marca dinamarquesa e sua parceria com Herman Miller

cadeira ergon verde. a primeira cadeira ergonômica do mundo

2. Equa, 1984

“A cadeira para pessoas que não conseguem ficar quietas”

Essa era a frase que definia a cadeira Equa, elaborada em 1984 e que ganhou o prêmio “Best of the Decade”, pela revista Time. Aliás, esse modelo não foi elaborado apenas por Bill Stumpf, sabia? Ele nasceu a partir da união entre o designer e o profissional Don Chadwick, tornando-se a primeira colaboração na criação de assentos ergonômicos.

cadeira ergonômica equa, de 1994

3. Aeron, 1994

Por fim, nasce a cadeira Aeron, digna de se tornar um patrimônio do Museu da Arte Moderna (MoMa). O design também elaborado por Stumpf e Chadwick, estabeleceu os mais altos padrões quando o assunto é inovação e ergonomia.

três modelos da cadeira aeron com Bill Stumpf e Don Chadwick atrás sorrindo para a câmera

Isso porque, devido aos seus materiais respiráveis (com uma tecnologia chamada Pellicle), apresentou uma estrutura flexível, que se adapta ao corpo e acompanha o dia a dia dos profissionais.

No ano de 2016, a cadeira Aeron foi remasterizada por Don Chadwick. Agora, novas pesquisas científicas e avanços de matéria-prima e tecnologias foram adicionados ao desenho.

Com isso, a versão estreou um mecanismo de inclinação mais robusto, o PostureFit SL ajustável. Um suporte ajustável para a coluna que ajuda o corpo a copiar uma postura de tórax aberto e pélvis ligeiramente inclinada para a frente.

três cores da cadeira ergonômica Aeron. Branco, cinza e preto

Além disso, a Aeron recebeu o sistema Pellicle 8Z. Uma suspensão elastomérica que elimina pontos de pressão, que restringem a circulação. Isso é feito a partir de oito áreas de tensões que envolvem o corpo e oferecem suporte ergonômico. Tudo isso é feito mantendo a temperatura do corpo estável.

foto superior de peças da cadeira ergonômica Aeron

Quem foi Bill Stumpf?

Bill Stumpf foi um designer e profissional essencial para a elaboração das cadeiras ergonômicas da Herman Miller. Graças aos seus valores que visavam criar assentos inovadores, com o intuito de promover conforto e funcionalidade para os ambientes de trabalho, ele elaborou móveis como a icônica cadeira Aeron.

Don Chadwick e Bill Stumpf sentados em cadeiras Aeron enquanto sorriem relaxados para a câmera

Além disso, suas pesquisas influenciam no desenvolvimento de novas cadeiras até a atualidade. Não à toa, foi vencedor do prêmio de melhor designer de produto nacional, em 2006, com um título oferecido pelo Museu Nacional de Design.

Bill Stumpf e Jeff Weber examinam uma cadeira Herman Miller

Faz parte da nossa essência, conservar o legado desses grandes nomes da arquitetura e do design. Stumpf, é apenas um dos profissionais parceiros da Herman Miller, pelo qual prezamos e honramos o seu trabalho com as primeiras cadeiras ergonômicas do mundo.

Neste blog, trazemos outros grandes nomes responsáveis por revolucionar o mundo da arquitetura e da decoração, como Ray Eames, Alexander Girard e Irving Harper. Continue nos acompanhando e se aprofunde nesse universo emocionante.

5/5 - (1 votos)
Herman Miller

Autor: Herman Miller

A Herman Miller é uma empresa de mais de 100 anos que atribui grande importância ao design, meio ambiente, serviços à comunidade, e à saúde e ao bem-estar de seus clientes e funcionários. Formas inovadoras de melhorar o desempenho das organizações de nossos clientes se tornaram a nossa marca registrada, a coisa mais importante que você quer saber sobre nós é que fazemos mobiliário de design e funcional, projetados para tornar sua experiência em casa, no trabalho e pelo mundo mais rica e significativa.

Deixe um comentário