Gilbert Rohde foi considerado por alguns como o designer de móveis mais influente do seu tempo, na década de 1930 e início dos anos 1940. Também foi aclamado como um inovador em sistemas de design de móveis e no uso de novos materiais, vindo a ser um precursor para futuros designers como Charles e Ray Eames e George Nelson.
“O aspecto mais fascinante de uma casa são as pessoas que nela vivem” — Gilbert Rohde.
Nascido em 1894 em Nova York, Rohde começou sua carreira no design apenas aos 33 anos, em 1927. Seu trabalho com móveis se iniciou como ilustrador, quando se tornou especialista em desenhos de móveis e interiores para lojas de departamento e foi dessa carreira que ele se transformou em designer de móveis.
Ele estreou como designer com encomendas privadas e designs de móveis de edição limitada. Em 1931, já estava projetando para a produção em massa e sua primeira parceria foi com a empresa Haywood Wakefield. De 1932 até 1944, quando ele morreu aos 50 anos, ele atuou como diretor de design da Herman Miller.
Gilbert Rohde e Herman Miller: uma história de sucesso
Gilbert Rohde começou a trabalhar com a Herman Miller na década de 1930, período em que a empresa procurava diversificar sua produção e se distanciar do estilo tradicional de móveis.
Rohde, com sua visão inovadora, introduziu peças que refletiam os princípios do design moderno, focando em formas simples e funcionais. Ele foi um dos primeiros designers a colaborar com a Herman Miller, ajudando a criar uma identidade distinta para a marca, que, até então, era mais conhecida por seus móveis tradicionais.
Após 10 anos de parceria entre a Herman Miller e Gilbert Rohde, em 1942, a empresa passou de um fabricante regional com um showroom no interior para uma companhia com lojas em Nova York, Los Angeles e Chicago.
Projetando para a Herman Miller, Rohde desenvolveu seus móveis mais inovadores para lares e escritórios. Seus protótipos e projetos para produção em massa e suas ideias para sistemas de móveis constituíam a ponte primária da década de 1930 para o modernismo de meados do século da era pós-guerra. Rohde acreditava que o design deveria ser acessível, e não apenas uma forma de expressão artística elitista.
Seu trabalho com a Herman Miller contribuiu para a democratização do design de móveis, com a produção em massa permitindo que mais pessoas pudessem ter acesso a peças bem projetadas. A associação com a história da Herman Miller também ajudou a consolidar o nome da empresa como um ícone do design moderno no cenário internacional.
Gilbert Rohde e os móveis modulares: pioneirismo e estilo de vida
Gilbert Rohde foi pioneiro no conceito de móveis modulares, uma inovação que se destacou logo que ele iniciou no mundo do design na década de 1930. Ao perceber as mudanças no estilo de vida moderno e a necessidade de maior flexibilidade e funcionalidade nos ambientes domésticos e de trabalho, Rohde começou a desenvolver sistemas modulares que permitiam que os móveis fossem configurados de acordo com as necessidades individuais dos usuários.
O conceito modular de Rohde foi desenvolvido com o objetivo de criar móveis que pudessem ser facilmente reorganizados ou reconfigurados, sem perder sua funcionalidade ou estética. Suas criações, como as estantes e os módulos de armazenamento, eram projetadas para serem combinadas de diversas formas, atendendo a diferentes tipos de espaços e funções.
A ideia de móveis modulares de Rohde não apenas refletia as necessidades práticas da época, mas também antecipava uma tendência que se consolidaria no design de interiores nas décadas seguintes. Seus sistemas modulares contribuíram para a evolução dos escritórios e salas de estar, onde as pessoas poderiam escolher e reorganizar os móveis conforme suas preferências.
Gilbert Rohde e Peggy Ann Mack: amor e design
Gilbert Rohde e Peggy Ann Mack formaram uma parceria importante no mundo do design moderno. Peggy Ann Mack, uma talentosa designer e colaboradora, trabalhou ao lado de Rohde em várias de suas criações, especialmente em projetos para a Herman Miller. Juntos, exploraram novas abordagens estéticas e funcionais para o design de móveis, trazendo uma combinação de inovação e estilo refinado ao mobiliário da época.
A colaboração entre Rohde e Mack foi fundamental para o desenvolvimento de peças que se destacavam pelo uso de materiais inovadores e pela estética minimalista. Enquanto Rohde focava nas formas e na funcionalidade, Mack contribuiu com sua sensibilidade para o design, ajudando a refinar as texturas e os acabamentos.
Essa sinergia entre os dois permitiu que criassem móveis que não apenas atendiam às necessidades práticas dos consumidores, mas também refletiam os valores do modernismo, como a simplicidade e a eficiência.
Embora a parceria de Gilbert Rohde com Peggy Ann Mack tenha sido relativamente curta, deixou uma marca duradoura no design de móveis do século XX. A combinação da visão criativa de Rohde com o toque refinado de Mack resultou em peças que ainda são admiradas e colecionadas por entusiastas do design. Sua colaboração ajudou a definir o mobiliário moderno da época e teve uma influência duradoura na evolução do design industrial.
Herman Miller relança os designs de Gilbert Rohde
Gilbert Rohde foi um visionário que revolucionou a Herman Miller e contribuiu para transformá-la na gigante que conhecemos hoje. Em homenagem a essa parceria de sucesso, estamos relançando as icônicas peças criadas por ele. Você pode conferir uma prévia desses móveis em nosso site e, em breve, eles também estarão disponíveis no Brasil.
Aproveite a visita e conheça também a história de Yves Béhar, outro designer parceiro da Herman Miller que vem fazendo história no desenvolvimento de móveis para casa e escritório. Boa leitura!