Sinônimos de dinamismo, bem-estar e ergonomia, as standing desks — também chamadas de mesas com altura regulável ou mesas Sit-to-Stand — representam um dos designs mais revolucionários dos últimos tempos.
Afinal, com a crescente popularidade do home office, mais e mais pessoas buscam soluções ergonômicas para poderem trabalhar confortavelmente de onde estiverem. Boas cadeiras de escritório, suportes para monitor etc. têm a sua importância renovada a cada dia, conforme os impactos da má postura incentivada por equipamentos inadequados são reconhecidos.
A mesa com altura regulável passou a ser uma dessas soluções quando pesquisadores confirmaram que ficar sentado durante todo o período de trabalho não é saudável e pode até causar lesões ou dores crônicas. Para evitar essa situação, continue a leitura e veja como alguns móveis inovadores podem mudar o seu dia a dia.
O que é uma mesa sit to stand?
Sit to stand é uma mesa com altura regulável que permite que o trabalhador intercale períodos sentado e em pé durante a sua jornada. Isso incentiva mais dinamismo, ergonomia e saúde, visto que é comprovado que passar muitas horas sentado pode causar grandes prejuízos ao corpo.
Quando levantamos, ajudamos o corpo a receber mais oxigênio e sangue, estimulando todo o funcionamento da corrente sanguínea e aliviando possíveis tensões e fadigas acumuladas ao longo do dia.
Com uma mesa regulável, você pode trocar de posições frequentemente e se movimentar durante o dia — atividades fortemente indicadas por médicos e especialistas.
Como surgiu o conceito de sit to stand?
O conceito de Mesas sit to stand surgiu a partir de pesquisas que reconheceram os malefícios de trabalhar constantemente sentado.
Médicos ortopedistas explicam que, com o passar do tempo, os nossos tendões ficam naturalmente mais curtos. Porém, para aquelas pessoas que passam muito tempo sentadas, esse encurtamento acontece mais cedo.
Sem contar que erramos a postura em locais de longa permanência, afirma Ana Paula Monteiro, fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ou seja, além das consequências isoladas do ato de ficar sentado por várias horas, ainda existe a preocupação desse hábito incentivar a má postura.
Felizmente, esses problemas podem ser evitados ao se locomover mais e ficar menos horas na mesma posição — as exatas soluções propostas pelas mesas sit to stand. São móveis revolucionários, de fato!
Quais são os benefícios que a mesa sit to stand traz?
Uma verdadeira solução inovadora deve corrigir problemas apontados pelas pessoas e oferecer benefícios que elas nem haviam relacionado à questão inicial, e disso a Herman Miller entende bem. Conheça as vantagens que acompanham as mesas sit to stand:
Ergonomia
Não é somente um adjetivo vagamente utilizado para descrever produtos. Ergonomia é a ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Os estudos que tangem as mesas sit to stand mostram que elas favorecem a manutenção de uma boa postura e outros benefícios para a saúde (mais detalhes abaixo).
Dinamismo
Algumas pessoas realizam trabalhos que as mantêm em suas mesas o dia inteiro, então elas precisam se movimentar mais do que as demais. Por que não fazê-lo enquanto trabalha/estuda? É o melhor dos dois mundos.
Produtividade
O movimento leva a uma saúde física — e financeira — melhor, criando o contexto ideal para o desempenho, bem-estar e até mesmo a felicidade.
Otimizações para a saúde geral
Um informativo do Harvard Health Publishing intitulado “A verdade por trás das standing desks” descreve alguns dos resultados das pesquisas feitas sobre o móvel. Ele informa, por exemplo, que as calorias queimadas em pé versus sentado sugeriram uma taxa de queima calórica muito maior em pé.
Além disso, há pesquisadores que afirmam que os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal mais rapidamente nos dias em que passamos mais tempo em pé. E que ficar de pé, ao invés de sentar, pode reduzir o risco de dores nos ombros e nas costas.
Outros potenciais benefícios das mesas sit to stand são assumidos com base na descoberta de que longas horas sentadas estão associadas a um maior risco de:
- diabetes;
- doença cardiovascular;
- câncer (especialmente câncer de cólon ou mama);
- morte prematura.
Redução do sedentarismo
“O impacto global de um período prolongado sentado pode ser muito grande, de fato. O tempo vai mostrar”, declarou Levine, um professor de Medicina na Clínica Mayo. Acesse o artigo completo aqui.
Tal como esse estudo de Levine, diversas outras pesquisas, análises e comprovações afirmam que intercalar momentos sentados com momentos em pé (em movimento, de preferência, não somente parado) garantem um distanciamento do sedentarismo e dos malefícios que o acompanham.
Por todos esses benefícios, o Sit-to-Stand veio para ficar!
Como se adaptar ao uso das mesas com regulagem de altura?
A primeira recomendação para se adaptar ao uso das mesas com regulagem de altura é iniciar com 30 a 60 minutos em pé por dia e aumentar de forma gradual, recomenda o artigo do Harvard Health Publishing mencionado anteriormente.
Depois dessa etapa, não há um único processo correto, mas certos passos podem tornar a transição mais suave:
1. Levante-se de maneira periódica
Ficar em pé o dia todo não é a cura por ficar sentado o dia todo. Alternar entre os dois durante o dia é o melhor.
2. Garanta a regulagem correta da sua mesa
Isso depende, claro, da sua altura. Se for muito alto(a), garanta que as dimensões da mesas sit to stand (no modo “normal” e elevado) vão se adequar às suas medidas.
3. Mantenha uma postura confortável para você
Há médicos ortopedistas que afirmam que a postura mais adequada para ficar em pé é manter um pé à frente do outro com os joelhos ligeiramente fletidos, tirando a pressão da lombar.
Em contrapartida, o coordenador da Comissão de Coluna da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o reumatologista Marcos Renato Assis, declara que:
— “Não há padrão universal para a postura. Existem orientações gerais, vindas do médico, mas cada corpo tem sua própria postura. E buscar a melhor vai envolver cada momento, dependendo da tarefa que está sendo realizada. O caminho é um bom desempenho de cada atividade de maneira cômoda e com economia de energia”.
4. Analise o seu cenário e se adapte
Para muitos, definir um cronômetro para lembrar de quando ficar em pé ou sentado pode atrapalhar a concentração e reduzir o foco. Por isso, não se prenda a regras que não combinam com a sua personalidade e/ou rotina. Você pode experimentar diferentes intervalos de tempo para encontrar aquele que funciona melhor para você.
Também é verdade que certas tarefas — principalmente aquelas que exigem habilidades motoras finas — são executadas com mais precisão enquanto estamos sentados. Reconheça esses momentos e lembre-se que o móvel deve se adaptar a você, não ao contrário!
Conheça as mesas Sit-to-Stand da Herman Miller
Aproveite o que a tecnologia pode oferecer de melhor: ergonômicas, confortáveis, resistentes e com um design conceituado reconhecido mundialmente, as mesas Sit-to-Stand da Herman Miller são as opções perfeitas para você, sua empresa e/ou escritório.
A nossa Mesa Nevi com Altura Regulável, por exemplo, conta com um interruptor de toque simples para que você possa levantar e abaixar o móvel em segundos. Além disso, ela tem gerenciamento de cabos sob a superfície e um sofisticado tampo laminado de borda quadrada.
Nevi encoraja o movimento regular entre posturas para uma melhor energia e produtividade e está disponível em acabamentos refinados e atemporais que harmonizam com todo o portfólio Herman Miller.
Desenvolva hábitos saudáveis enquanto trabalha com a nossa marca!