O designer Naoto Fukasawa, responsável pela cadeira Asari com a Herman Miller, diz que:
“Sorrimos ao olhar a cadeira, e ela meio que sorri de volta.”
O profissional tem uma crença intrínseca de que beleza é função. E essa opinião é nitidamente notável ao repararmos no lançamento da cadeira Asari: ela combina a forma de escultura — característica do Fukasawa — com os conhecimentos avançados sobre ergonomia que a nossa marca possui.
Nesse conteúdo, vamos nos aprofundar em mais um dos modelos originais da Herman Miller. Ao longo do texto, mostraremos as características e as vantagens de investir na cadeira Asari. Acompanhe:
A história por trás da cadeira Asari
Por trás de todo móvel assinado, há uma história que o torna ainda mais especial. No caso da Asari, essa história está ligada diretamente com o designer Naoto. O artista reside em Tóquio, capital do Japão, e possui a cultura japonesa enraizada em seus traços.
Ao traduzir o nome da cadeira do japonês para o português, ele significa “marisco” e apresenta uma metáfora em relação ao formato do encosto, com bordas arredondadas e segmentos esculpidos — que, aliás, está disponível em duas versões: alta e média.
Com essa característica, a Asari demonstra ser uma excelente saída para diferentes estações de trabalho, bem como se encaixa em escritórios de empresas e de home office. Não à toa, o presidente da nossa marca, Ben Watson, reforça:
“A Asari, criada com o designer visionário Naoto Fukasawa, proporciona o que os trabalhadores de hoje precisam por meio de ajustes intuitivos, novas ofertas de couro e tecido, estética minimalista e desempenho ergonômico.”
Enfim, os traços do Fukasawa e os conhecimentos sobre o corpo que a Herman Miller possui resultaram em um design meticuloso e muito bem trabalhado. Afinal, cada forma, recorte e curvatura da cadeira Asari foram pensados para incorporar uma mobília icônica.
Conheça as melhores cadeiras para escritório do catálogo Herman Miller!
Um design acolhedor para longas horas de trabalho
Simplicidade é o que define o design da cadeira Asari. Ela possui uma forma acolhedora, com curvas suaves e estrutura acolchoada que se adapta ao formato de cada corpo. Todos esses elementos são unidos a um design sofisticado e atemporal que traz elegância para o espaço onde a cadeira é utilizada.
Além disso, a parte interna da Asari conta com tecnologias inovadoras da nossa marca. Dentre elas, precisamos destacar o PostureFit: mecanismo que se ajusta na lombar do corpo e preenche o vazio da cadeira. Em poucas palavras, ele promove o alinhamento natural da coluna e ajuda na melhoria da postura.
Esse modelo foi pensado especialmente para você. Justamente por esse motivo, ele conta com um mecanismo de sincronismo que acompanha a movimentação natural do corpo e autoajustes que favorecem a sua ergonomia durante o dia a dia.
Principais materiais da cadeira Asari
Para dar vida ao design de Fukasawa, a Herman Miller estabeleceu uma parceria com a Maharam, empresa pioneira na fabricação de têxteis com foco no desempenho, e escolheu três materiais que se encaixam com a essência da cadeira. São eles:
- Meld: tecido fabricado majoritariamente de poliéster reciclado, com fios luminosos e uma aparência que remete a um toque de lã;
- Luce: tecido com uma paleta de cores derivada de lã também reciclada pós-consumo;
- Stow: material presente nas versões de couro da cadeira Asari.
Além de garantirem a beleza das nossas cadeiras, todas essas matérias-primas reforçam os nossos valores com o meio ambiente, porque são recicladas e incentivam um consumo consciente.
Cores que dão vida para a decoração
A Herman Miller entende como as cores são importantes para a decoração. Por esse motivo, elaboramos uma paleta pensada cuidadosamente para incorporar o seu espaço. Ao total, são oito tons que se encaixam na família de cores inteiriças:
- Caqui;
- Amarelo;
- Branco;
- Grafite;
- Vermelho;
- Azul-claro;
- Couro-grafite;
- Couro azul-marinho.
De modo geral, as opções variam entre cores neutras e atemporais, como as versões caqui e branco, e tons vibrantes e alegres, como o amarelo.
Conheça um pouco mais sobre o Naoto Fukasawa, criador da Asari
Naoto Fukasawa é um dos designs que marcaram os 100 anos da nossa história. Consagrado com diferentes prêmios no universo da arquitetura, o profissional é conhecido pelos seus esforços em criar móveis funcionais. Para ele:
“Design significa observar de forma objetiva.”
Essa frase representa perfeitamente o trabalho entregue no desenvolvimento da cadeira Asari. Ele entendeu as necessidades que uma estação de trabalho possui e conseguiu entregar um móvel confortável, sofisticado e icônico.
A cadeira Asari é um dos diversos marcos que tivemos ao longo da nossa jornada como empresa. Em nosso blog, compartilhamos outros conteúdos exclusivos com histórias e curiosidades sobre a Herman Miller. Para não interromper a sua leitura, recomendamos este conteúdo sobre as primeiras cadeiras ergonômicas do mundo. Elas estão diretamente ligadas com a nossa marca.
Tenha uma ótima leitur