Projetos do Archtrends trazem dicas para criar um escritório no quarto, garantindo produtividade para o trabalho e conforto para o descanso
Pintura de parede colorida e geométrica setoriza o home office no quarto (Projeto: Gabriela Greppe)
Conteúdo por Archtrends
A pandemia levou muitas pessoas a adotarem o home office como novo estilo de vida. A princípio, no improviso, alguns trabalhavam na sala, ou até na cozinha. Porém, com o passar do tempo, muitos preferiram migrar o escritório para o quarto, para ter mais privacidade.
Se você está pensando em adotar ou otimizar o home office no quarto, acompanhe a leitura. Separamos inspirações e dicas valiosas para transformar esse espaço em um local confortável e produtivo, sem perder as áreas de relaxamento.
1. Home office no quarto setorizado
Uma estante vazada pode delimitar o espaço do home office no quarto (Projeto: Gizelle Jacomini)
A primeira dica para criar um home office no quarto é separar os ambientes. Tente posicionar a área de trabalho de maneira que ela não invada muito o espaço de descanso. Se você tiver um bom espaço, vale investir numa estante para separar áreas de dormir e de trabalhar.
As mesas, que são capazes de delimitar visualmente. Assim, criam locais bem definidos. Essa dica é importante para ajudar você a estabelecer limites entre as vidas profissional e pessoal.
Desligue o computador e organize os pertences de trabalho ao final do expediente para fazer uma divisão ainda mais clara entre os dois ambientes.
2. Maximizando o espaço do home office no quarto
Gavetas e prateleiras ajudam a manter a organização (Projeto: Talp Arquitetura)
Maximize o espaço de armazenamento utilizando armários, gavetas, prateleiras e nichos. Há diferentes opções de móveis para você garantir a organização do home office no quarto.
Dessa maneira, é possível armazenar documentos, materiais de escritório e outros itens em compartimentos específicos para eles. Isso não apenas otimiza a rotina de trabalho, mas também contribui para uma atmosfera mais arrumada e produtiva.
Para um bom aproveitamento de espaço, pode valer uma mesa com lateral de diagonal, que oferece área extra de bancada, sem atrapalhar a circulação.
3. Home office no quarto integrado – ou não
Home office no quarto pode ser integrado ao living do apartamento (Projeto: Thais Schiavo)
No projeto, acima a divisória entre o quarto com home office e o restante do apartamento é feita com portas de correr em marcenaria, o que permite a integração dos ambientes quando desejado. Essa é uma ótima solução para quem deseja privacidade em alguns momentos e interação e amplitude em outros.
Leia também:
- Personalização de ambientes: tudo o que você precisa saber
- Ergonomia no trabalho: 9 dicas para ter conforto no home office
4. Home office no quarto com boa iluminação
Luz natural ajuda a manter a concentração no home office no quarto (Projeto: Milcent Arquitetura / Foto: Tarso Figueira)
Invista em uma boa iluminação para evitar cansaço visual. De preferência, posicione a mesa do home office no quarto perto da janela, de modo a aproveitar a luz natural. Além disso, adicione luminárias ajustáveis para iluminar diretamente o seu espaço de trabalho.
5. Home office no quarto com boa acústica
É importante garantir que o home office no quarto será silencioso (Projeto: archi [lab] Karen Felix e Maira Rossi)
Algumas medidas podem ajudar na acústica do home office no quarto, como instalar cortinas, tapetes e, até mesmo, painéis acústicos, nas paredes e no teto. Eles são ideais para minimizar o som, proporcionando um lugar mais tranquilo.
Ao seguir essas dicas, você poderá transformar o seu quarto em um ambiente propício para o home office, combinando funcionalidade, conforto e beleza.
Lembre-se de adaptar as nossas sugestões de acordo com as suas necessidades específicas, criando um espaço único que inspire produtividade e bem-estar.
Quer conferir mais dicas de decoração e arquitetura para a sua casa? Acesse o Archtrends e fique por dentro das principais tendências!