Mais do que elementos usados na decoração de ambientes, as cores exercem um grande papel de influência na rotina de pessoas em seus espaços de trabalho. A psicologia das cores é o estudo que busca compreender essa relação, analisando e definindo quais são os efeitos que cada tom de cor pode gerar nas pessoas, como sentimentos, mudanças de emoções, criação de desejos e muito mais.
Afinal, existem cores para escritório que podem estimular a criatividade? A resposta para essa pergunta é: sim! Cores como o amarelo, o cinza e o azul são conhecidas por transmitir sentimentos e sensações como otimismo, equilíbrio e neutralidade, as quais favorecem e estimulam a criatividade e a imaginação.
Por isso, vamos apresentar uma seleção de 5 cores para você adotar na decoração do seu escritório/home office. Confira!
Quais são as cores que estimulam a criatividade em escritórios?
As cores estão presentes em todos os lugares estimulando sensações e comportamentos de forma imperceptível. Na decoração de escritórios, elas têm o papel fundamental de instigar a produtividade e a criatividade, características essenciais para qualquer trabalho.
“Uma linguagem não verbal, que consegue transmitir mensagens positivas ou negativas.”
A frase de Tanara Góis, especialista em cores, disponível no nosso conteúdo sobre laboratório das cores, exemplifica essa importância para tais espaços. Com isso em vista, conheça as principais cores que estimulam a criatividade.
1. Amarelo
O amarelo é uma cor que traz aspectos de otimismo e criatividade ao ambiente, sendo uma opção frequente para pessoas que buscam trazer melhores estímulos de criatividade no trabalho. No entanto, sua utilização na decoração deve ser feita com cautela, pois, em excesso, pode causar uma certa fadiga ocular devido ao seu grande reflexo com a luz.
Por esse motivo, a principal indicação é usar essa coloração em escritórios que tenham pouca iluminação. Você pode escolher alguns pontos específicos com a cor amarelada, como uma parede, um assento e pequenas decorações. Para complementar, não se esqueça de usar cores secundárias como cinza ou preto para deixar tudo mais equilibrado e harmonioso.
2. Cinza
Conhecido por transmitir um sentimento de equilíbrio e neutralidade, o cinza é uma das principais cores que estimulam a criatividade. Além disso, ele também pode ser usado para dar ao espaço um toque a mais de sofisticação e elegância, podendo ser aplicado tanto em escritórios como em home offices, garantindo uma ambientação mais profissional.
Uma ótima sugestão são as paredes em cinza queimado, elas são tendências universais e muito utilizadas em cômodos corporativos. Caso queira montar um home office, por exemplo, utilize pequenos ornamentos de cores mais estimulantes para não deixar o seu espaço de trabalho muito monótono e tedioso.
3. Azul
O azul é a mesma cor presente no céu e no mar, o que pode remeter a sensação de leveza, calma e serenidade nos ambientes onde é colocado. Isso pode ser um diferencial interessante para espaços que precisam ter ideias mais criativas ou que trabalham com a criatividade.
Para adotar essa cor em decorações de ambientes de trabalho, a dica é apostar em diferentes tons para criar um visual único e harmonioso. Para um ambiente mais sério, aposte em cores mais escuras para a parede e tons mais claros para a cadeira de escritório. Escolha uma mesa ou outros mobiliários em madeira para dar um contraste ainda mais leve para a sua rotina de trabalho.
4. Roxo
Outra cor da criatividade muito indicada para escritórios é o roxo, especialmente os tons intermediários e mais claros. Diferentemente dos tons mais escuros, que estão ligados à introspecção e até mesmo a uma sensação de tristeza, são opções extremamente indicadas para espaços que precisam de foco, imaginação e atividades de criação.
Para criar uma decoração belíssima e funcional, utilize tons neutros do roxo nas paredes e mais vivos em detalhes do ambiente, como almofadas ou tapetes. Para dar um toque mais vivo na combinação, use o branco como tom secundário nos móveis, isso vai proporcionar um resultado incrível que instigará a sua eficiência e imaginação no dia a dia de trabalho.
5. Verde
Em um cotidiano de escritório, muitos acabam ficando expostos ao estresse e a uma grande demanda de trabalho, o que pode prejudicar a imaginação e a eficiência. Por isso, nada é mais relaxante para a mente e para os olhos do que ter elementos que remetem a natureza, concorda? Assim, o verde acaba sendo uma ótima cor da criatividade para facilitar o raciocínio, ampliar a consciência e atenuar as emoções.
Essa é uma cor que se adapta bem aos mais variados tipos de decoração, podendo ser combinada com vários tons secundários, como o preto, o branco, o cinza ou para um aspecto natural, elementos que remetem à cor da madeira, sendo a opção mais indicada quem deseja cultivar novas ideias e criar uma decoração afetiva.
Ao escolher uma cor da criatividade para o seu escritório, você irá perceber que elas podem ter um impacto significativo em nosso estado mental, influenciando diretamente a nossa produtividade e bem-estar de maneira geral.
Com essa lista de cores que estimulam a criatividade, você poderá adotar uma decoração estimulante e eficiente para o seu espaço de trabalho. Continue navegando em nosso blog e conheça muitos outros conteúdos sobre decoração, design, home office e produtos da Herman Miller.
Não deixe de conferir como escolher a iluminação de um ambiente? Inspirações e produtos.
Até a próxima!